Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A produção de cafés especiais arábica é uma grande potencialidade em Mantenópolis, devido à altitude de algumas localidades que chega a 900 metros. O agroturismo se soma ao potencial do município e já tem o cicloturismo como rotina de eventos. A Rota do Café Especial uniu as duas atividades e será realizada em regiões produtoras de café arábica, com 30 quilômetros de percurso com bicicleta.
O evento é gratuito e será realizado no dia 1º de agosto, com os objetivos de divulgar os cafés especiais produzidos em Mantenópolis e também incentivar o trabalho dos produtores. Os participantes poderão degustar os cafés especiais das propriedades e também um café da manhã que será servido às 7 horas. A partida acontecerá às 8 horas, no Sítio do Nana, Córrego do Ouro, que também será o ponto de chegada. A Rota contempla uma parada no Sítio do Robadel, Córrego do Capim, onde serão demonstradas metodologias de ensino e degustação de café. O encerramento do evento será às 11h30, no Sítio do Nana.

A Rota do Café Especial é realizada pelo Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e pela Prefeitura de Mantenópolis. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (27) 9 9925-6839, com Gilcimar Rangel. A previsão é de que participem cerca de 250 pessoas, com distanciamento social e uso obrigatório de máscaras.
O extensionista do ELDR de Mantenópolis, Claudinei Sales, destacou que o evento será muito dinâmico, com paradas com explicações sobre todo processo produtivo do café especial, que serão feitas pelo agrônomo da Secretaria de Agricultura do município, Fagner Vicente de Oliveira, e pelo agrônomo e coordenador do Centro Regional de Desenvolvimento Rural Noroeste do Incaper, Wellington Marré.
O coordenador do ELDR de Mantenópolis, Rodrigo Fernandes, disse que a Rota promove a divulgação dos cafés especiais e dos atrativos do município, como as paisagens que cercam as propriedades de cafés. “O percurso passa por uma cachoeira e é uma oportunidade para apreciar a beleza natural. Convidamos também pessoas que trabalham com artesanato, para expor as peças em estandes no ponto de encontro da Rota. É um evento muito importante para valorização do trabalho dos cafeicultores e da nossa cidade”, explicou Fernandes.




