Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
A Rota do Vale do Empoçado é a mais nova iniciativa para fortalecer o turismo rural e ecológico no Estado. Instituída pela Lei 11.301/2021, publicada nesta segunda-feira (7), no Diário Oficial do Estado, ela compreende uma relevante rota de interesse turístico, ambiental e cultural localizada perto do centro de Afonso Cláudio, município da Região Serrana. A lei é de autoria do deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL).
O objetivo da iniciativa é fortalecer o turismo rural e ecológico na região, que conta com belezas naturais e propriedades rurais em que é possível adquirir produtos da agricultura familiar, com destaque para os queijos, café especial, geleias de frutas, arroz orgânico, palmitos, entre outros.
Em meio a um conjunto de pedras graníticas – como as da Lajinha, Elefante e Cabrito -, o Vale do Empoçado oferece trilhas e opções para alimentação e hospedagem.É também possível praticar turismo de aventura na região, que conta com vias de escaladas e escalaminhadas.
Novas rotas
Foram protocoladas neste ano diversas proposições com o objetivo de criar rotas turísticas no Espírito Santo. A última foi o Projeto de Lei (PL) 230/2021, para instituir a Rota Mirante de São Pedro Frio, localizada entre os municípios de Pancas e Colatina. A ideia é atrair visitantes para as cidades e gerar renda e emprego para os moradores das regiões.
Já a PL 225/2021, que cria a Rota do Pico da Bandeira, que tem como municípios integrantes Ibitirama e Dores do Rio Preto. O pico é o terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,32 metros de altitude, e está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na serra do Caparaó, divisa entre os municípios de Ibitirama (Espírito Santo) e Alto Caparaó (Minas Gerais).
Há ainda o PL 226/2021, que estabelece a Rota dos Pontões no município de Mimoso do Sul. O lugar fica no distrito de Conceição do Muqui, onde predomina o clima frio e belezas naturais exuberantes. O ponto culminante, o Pico dos Pontões, tem 1.938 metros de altitude.
O PL 181/2021, cria a rota do Monte Aghá, com trajetos partindo dos municípios de Itapemirim e de Piúma. Já o PL 173/2021, de Carlos Von (Avante), institui oficialmente oito rotas turísticas. A matéria faz referência ao Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, lançado em 2004 e adotado pelo Estado, que definiu inicialmente 10 rotas de interesse turístico, contudo, em seguida esse número passou para oito.
Frade e Freira
Por fim, já está em vigor a Lei 11.254/202, responsável por criar a Rota do Frade e a Freira, que contempla os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.
Foto de capa: Lucas Silva/Ales/divulgação




