Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Um espaço dedicado a preservar e celebrar a história e a contribuição dos imigrantes italianos no desenvolvimento do estado do Espírito Santo. Este é o propósito do Museu da Imigração – MIM, a ser implantado no galpão onde funcionava o secador de café da Fazenda Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, espaço que integra o Complexo Turístico de Pindobas.
Um protocolo de intenções com vistas à implantação do MIM foi assinado na quinta-feira (5), durante o primeiro dia da RuralturES – Feira Estadual de Turismo Rural, pelo governador Renato Casagrande, pelo superintende do Sebrae/ES, Pedro Rigo, e pelo designer Ronaldo Barbosa, responsável pela curadoria do espaço.
Barbosa explicou que a ideia é que o MIM seja um espaço colaborativo, em que as próprias pessoas, sobretudo as crianças e jovens, possam contribuir com sua construção. A expectativa é gerar grande envolvimento das escolas da região, como oportunidade de levar para a prática um trabalho pedagógico que vai além da simples exposição de peças e artigos. “A ideia é ter aqui um equipamento cultural vivo, contemporâneo, que permita que a juventude se reconheça, interaja e transforme”.
O MIM será um dos espaços do Complexo Turístico de Pindobas, onde já estão instaladas a Casa Nostra, exposição permanente que oferece aos visitantes uma experiência imersiva na cultura e tradições dos imigrantes italianos, e a sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência.
“Estamos reunindo na localidade de Pindobas atrações que contribuam para fomentar o turismo de maneira mais permanente e oferecendo experiência aos visitantes”, observou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, reforçando que o museu é mais uma dessas iniciativas.





