Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
O Circuito de Agroturismo de Venda Nova do Imigrante foi classificado no edital do “Projeto Experiências do Brasil Rural”, organizado pelos Ministérios do Turismo (MTur) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), junto à Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo é impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, diversificando a oferta turística brasileira, apoiando a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros de experiências no meio rural.
“Esta classificação é muito positiva para nosso Estado, que já é referência no agroturismo, e com este edital poderá aperfeiçoar ainda mais, fortalecendo esta vocação do Espírito Santo, qualificando e, por consequência, atraindo mais turistas para cá”, explica a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.
O município de Venda Nova do Imigrante, premiado pelo Ministério do Turismo devido ao seu pioneirismo no setor, em 2006, recebeu o título de Capital Nacional do Agroturismo. Localizado a 104 quilômetros da capital, Vitória, integra a região turística Montanhas Capixaba.
A forma de trabalhar o agroturismo no Espírito Santo é específica no mundo das experiências de turismo rural. Desenvolvido no âmbito familiar, além de produzir, transforma a realidade rural, tornando o campo um atrativo, inclusive, turístico. Assim, os produtos agregam valor, gerando maior competitividade no mercado, oportunidades de emprego e distribuição de renda no campo.
Os projetos selecionados contarão com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços. Também estão previstas capacitações de empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação ou aprimoramento de roteiros e experiências.
Agroturismo capixaba: O agroturismo do Espírito Santo é muito diversificado. Oferece uma grande variedade de produtos tais como geleias, doces, biscoitos, pães, café, fubá, socol, queijo, ricota, iogurte, vinhos, licores, cachaças, artesanato e bordados e está espalhado em todo nosso território. Além disso, a qualidade da nossa produção se reflete na conquista de alguns Indicadores Geográficos (IGS), como para o socol, cacau em amêndoas, inhame e cafés.
A Região das Montanhas Capixabas é referência nacional no desenvolvimento do agroturismo, com destaque para Venda Nova do Imigrante. O agroturismo das montanhas capixabas oferece infraestrutura com casas de chá e café colonial, trilhas ecológicas e passeios a cavalo. Além do contato com o campo e o acesso a produtos caseiros, o visitante pode participar de colheitas e presenciar o processamento dos produtos, revivendo a tradição dos imigrantes.




