Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Campus de Alegre, do Instituto Federal do Espírito Santo, está sediando a etapa presencial da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) nesta sexta e sábado (4 e 5). As provas práticas e teóricas serão aplicadas nesta sexta e sábado. Participam da competição 108 estudantes do ensino técnico de nível médio e subsequente ligados à Agropecuária e áreas afins, classificados da fase virtual da Obap, aplicada em setembro de 2021.
As equipes chegaram ao campus na quinta-feira (3) para realização do credenciamento (veja como foi a recepção dos competidores). Cada equipe é formada por três estudantes, acompanhados de um orientador. Os competidores são alunos de institutos federais e de escolas técnicas federais, estaduais e municipais e vieram de 16 estados brasileiros; Piauí (4) foi a unidade da federação que enviou o maior número de equipes.
O evento segue um protocolo de biossegurança que exige, por exemplo, o uso obrigatório de máscaras durante todas as atividades, a participação apenas de pessoas vacinas contra a Covid-19, a higienização pessoal e de materiais e equipamentos com álcool gel 70 por cento e a manutenção do distanciamento social.
A 10ª edição da olimpíada é realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que cedeu as instalações do Campus de Alegre para as competições presenciais. Recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e ao Ministério da Educação (MEC), além da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede EPCT (Conif).
Integram a Comissão Organizadora da competição servidores do IFSULDEMINAS e do IFSP; já a Comissão Técnica é formada por servidores de ambos os institutos, além do Ifes e do IF Sudeste de Minas. A competição ainda recebe apoio técnico de estudantes do Ifes, dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e tecnologia em Cafeicultura, e da Ufes, de Zootecnia e Agronomia.




