pube
Agropecuária

Cooperado da Veneza inicia produção de leite por meio de Compost Barn

Entre os sócios da Veneza, Olavo Bergamin Ferrari é pioneiro no tipo de confinamento para vacas leiteiras

por Redação Conexão Safra

em 09/04/2018 às 0h00

3 min de leitura

Cooperado da Veneza inicia produção de leite por meio de Compost Barn


Em uma propriedade situada no Córrego Perlet, município de Boa Esperança-ES, 22 vacas em lactação eram mantidas em uma área de quatro hectares de terra, divididos em piquetes, produzindo 330 litros de leite por dia. Média que o produtor Olavo Bergamin Ferrari pretende aumentar nos próximos dias, com o início na nova maneira de produzir, por meio do sistema de Compost Barn (Estábulo de Composto).

As vacas deixaram os piquetes e foram morar na ‘nova casa’ no mês de fevereiro. A expectativa é de que a produção comece a aumentar já nos próximos dias. A média de produção por animal, quando o plantel estava nos piquetes, era de 15 litros de leite por dia. Com o manejo regularizado no Compost Barn, a perspectiva é de que esse índice ultrapasse os 25 litros por vaca.

Segundo Ferrari, a estrutura foi feita para abrigar de 25 a 30 animais. A alimentação de todo o rebanho passou a ser feita exclusivamente com silagem de milho e ração. Para isso, o cooperado se preparou com 70 toneladas do volumoso neste primeiro momento. A área onde era destinada para pastejo vai dar lugar a uma roça de milho. Tudo o que for produzido no espaço será transformado em silagem. Quatro silos trincheira foram feitos para receber até 200 toneladas do alimento.

Outra característica do Compost Barn é a utilização de uma &ldquo,cama&rdquo, org&acirc,nica cobrindo todo o estábulo. Neste caso foram utilizadas serragem e maravalha (espécie de pó de serra), mas o produtor também pode optar por outros tipos de materiais org&acirc,nicos como palha de café ou palha de arroz, por exemplo.

Antes de implantar o projeto, Olavo pesquisou para saber sobre a viabilidade. Sempre com o acompanhamento de um profissional técnico, o produtor visitou uma propriedade referência no assunto, no sul do estado, e percebeu que a iniciativa tem tudo para funcionar bem. &ldquo,Após conhecer o funcionamento de um Compost Barn, me reuni com o técnico e começamos a fazer contas. Vi que é um sistema bastante funcional, que apresenta um resultado muito interessante. Sei que vai aumentar o meu custo, mas junto a isso aumenta toda a minha a produção. Com esse custo diluído, no final o resultado é bem mais positivo&rdquo,, disse.

A estrutura do Compost Barn contempla uma área para entrada e saída das vacas, corredor de serviço, bebedouros e linha de cocho. O galpão recebe ventilação artificial por meio de ventiladores instalados na estrutura.

Conforto aos animais

O sistema de Compost Barn aumenta o bem-estar animal. As vacas só saem do confinamento para ir &agrave, sala de ordenha. Com isso os benefícios são in&uacute,meros:

– animais passam a caminhar menos,
– diminuição do estresse térmico,
– eliminação de parasitas,
– melhoria da nutrição,
– vacas não ficam expostas &agrave, lama nos períodos de chuva,
– diminuição dos riscos de contrair mastite,
– melhora do escore de higiene das vacas,
– melhora da condição de cascos e pernas,
– aumento da detecção de cio,
– melhoria na qualidade do leite.

FONTE: Enfocco Assessoria de Comunicação

pube

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!