Mercado agropecuário

Preço dos ovos cai em janeiro e registra menor média desde 2025

Descubra o preço dos ovos em janeiro de 2026 e as razões para a queda nos preços em relação a dezembro de 2025

A explicação para a disparada de preços é porque, com menos ovos disponíveis no mercado e um aumento na compra, os preços sobem naturalmente
Foto: Freepik/divulgação

Os preços dos ovos encerraram dezembro de 2025 com a menor média registrada ao longo do ano e mantêm trajetória de queda neste início de 2026. Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que o movimento de desvalorização se intensificou na parcial de janeiro, alcançando todas as praças acompanhadas pela instituição.

De acordo com os pesquisadores do Cepea, o cenário é resultado direto da combinação entre maior oferta do produto e enfraquecimento das vendas no mercado interno. Esse comportamento, contudo, não foge ao padrão histórico do setor. Tradicionalmente, o primeiro mês do ano apresenta consumo mais retraído, influenciado pelo menor poder de compra das famílias após os gastos concentrados no fim do ano, como festas, impostos e despesas escolares.

O levantamento mais recente mostra que, na praça de Bastos, no interior de São Paulo, referência nacional na produção de ovos, o preço médio da caixa com 30 dúzias do ovo branco tipo extra, para retirada na granja, foi cotado a R$ 89,56 na parcial de janeiro, considerando dados até o dia 7. O valor representa uma queda de 25,3% em relação à média observada em dezembro de 2025.

Na comparação interanual, a retração é ainda mais expressiva. O preço atual está 36,2% abaixo da média registrada em janeiro de 2025, em valores reais. Para efeito de análise, os dados foram deflacionados pelo IGP-DI de novembro de 2025, o que permite uma avaliação mais precisa do poder de compra ao longo do período.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos