Mais lidas 🔥

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Dia do Agricultor
Do concreto ao cafezal: uma história de transformação no interior capixaba

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário

Redes sociais
Brasil terá um megaterremoto em setembro? Rede Sismográfica desmente previsão

Política agrícola
Projeto cria preço mínimo para proteger produtores de cacau

Após três semanas consecutivas de valorização, os preços internos da carne de frango começaram a apresentar leve recuo na segunda quinzena de abril. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a principal razão para essa mudança de cenário é o enfraquecimento típico da demanda doméstica neste período do mês.
Embora a oferta interna esteja relativamente equilibrada, o consumo mais moderado tem pressionado as cotações. Ainda assim, o mercado externo segue aquecido. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam que a média diária de exportações de carne de frango in natura, considerando 12 dias úteis de abril, alcançou 22,6 mil toneladas. Esse volume representa alta de 6,1% em relação à média de março de 2026 e avanço de 3% frente ao mesmo período de abril de 2025.
Além disso, estimativas do Cepea apontam para um ritmo menor de abates, o que contribui para manter a oferta controlada no mercado interno. Dessa forma, a atual pressão sobre os preços não está relacionada ao excesso de produto disponível, mas sim à retração momentânea do consumo doméstico.
Para maio, entretanto, as expectativas do setor são divergentes. Parte dos agentes acredita em uma recuperação dos preços, impulsionada pela entrada de renda na economia e pelo aumento do poder de compra da população. Por outro lado, há cautela entre alguns participantes do mercado, que consideram o histórico recente de altas em abril, influenciadas pelo aumento dos custos de produção e pelo repasse desses valores ao consumidor final.





