Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

A mineira Laticínios Porto Alegre inaugurou, nesta quinta-feira (29), a sua primeira fábrica no Espírito Santo. A nova planta industrial está localizada em Rio Novo do Sul e recebeu investimento da ordem de R$ 60 milhões em sua implantação.
Com uma área construída de 9 mil metros quadrados e 280 mil metros quadrados de área total, a nova fábrica, que tem capacidade de processamento de 250 mil litros de leite por dia, vai gerar 100 empregos diretos. Com isso, a expectativa é de que a unidade gere crescimento econômico para a região Sul e movimente o setor produtivo, com novas vagas de emprego e oportunidades de negócios aos fornecedores locais.
O fundador e presidente da Laticínios Porto Alegre, João Lúcio Carneiro, disse que era o sonho da empresa, que já possuía um posto de coleta de leite em Dores do Rio Preto, ter uma indústria em solo capixaba. Na avaliação do executivo, trata-se de uma praça importante, já que os produtos sempre tiveram presença nas gôndolas dos supermercados do estado.
“Essa Fábrica aqui em Rio Novo do Sul é a comprovação de que mineiros e capixabas são irmãos. O apoio do Governo do ES, da prefeitura de Rio Novo do Sul e de outras instituições capixabas foi fundamental nesse projeto. Aqui, possuímos um centro de distribuição para levar nossos produtos a diversos pontos de vendas do estado e nosso objetivo é ajudar a fomentar a pecuária leiteira”, disse Carneiro.

Com forte posição nos segmentos de queijos, muçarela, requeijão, leite UHT, manteiga e iogurtes, além de ser líder no Brasil no segmento de soro de leite em pó, a Porto Alegre, inicialmente, na nova unidade de Rio Novo do Sul se dedicará à produção da linha de leites UHT, nas versões integral, semidesnatado e desnatado.
Completando 30 anos neste mês, hoje a empresa possui 400 produtores rurais no Espírito Santo, que fornecem 100 mil litros de leite por dia e pretende ampliar a rede de captação, com novos produtores, além de fomentar a economia com a contratação de fornecedores de suprimentos e prestadores de serviços locais.
“Inauguramos essa fábrica no ES e já pensamos no futuro, fazemos planos e vamos seguir celebrando grandes realizações juntos aos parceiros, colaboradores, clientes e consumidores capixabas”, afirmou o fundador da empresa.
O governador Renato Casagrande participou da inauguração ao lado de vários secretários estaduais e falou do empenho do Governo do ES para atrair grandes empresas para a região Sul.
“Para nós, a inauguração dessa unidade é muito importante, pois gera emprego e renda para a população, principalmente neste momento que vivemos. Nós temos aqui no Sul do Estado, uma carência muito grande de investimentos. Por isso, também articulamos a vinda da fábrica de papel da Suzano para a região. Nós queremos que esse estado seja rico, mas que junto dessa riqueza queremos uma população próspera, que possa de fato ter oportunidade. Não adianta a gente ter alguns ricos e o restante da população pobre. O serviço público tem papel fundamental nesse trabalho, que é montar infraestrutura e investir na educação. Nós vamos focar toda nossa energia na geração de emprego e renda”, destacou Casagrande.

Produção de leite
A capacidade de processamento total da companhia com a implantação da nova unidade de Rio Novo do Sul é de 1,5 milhão de litros de leite por dia, e esse aumento significativo da demanda por leite impactará positivamente na bacia leiteira do Espírito Santo, impulsionado pelo aumento da demanda de captação de leite junto aos produtores da região.
A empresa
Comemorando 30 anos de fundação, os planos de expansão não param. Nascida em 1991, em uma fazenda em Rio Doce, Minas Gerais, a Porto Alegre se consolidou no mercado e hoje conta com cinco unidades industriais situadas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
“Nos próximos cinco anos, nosso objetivo é dobrar a capacidade de processamento de leite que, com a implantação da nova unidade, chega a 1,5 milhão de litros de leite por dia. Estamos preparados e cheios de energia para os próximos 30 anos!”, finalizou João Lúcio Carneiro.




