Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria Regional do Consumidor, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), a Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Vigilância Sanitária (VISA) de Cariacica, e em colaboração com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), realizarão a “Semana da Rastreabilidade” na Central de Abastecimento do Espírito Santo (CEASA). O evento acontecerá entre os dias 18 e 21 de março, das 7h30 às 10 horas.
O objetivo da semana é orientar produtores e comerciantes sobre a importância da rastreabilidade, enfatizando o papel dos órgãos fiscalizadores nesse contexto. Para a ação foram convidados, para prestarem apoio, diversos outros órgãos como o Procon do Espírito Santo, o Procon Municipal de Cariacica, o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (CADC) do MPES, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), o Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FESCIAT) e as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipais de Vila Velha, Vitória e Serra.
Vale ressaltar que a CEASA desempenha papel fundamental na distribuição da maior parte dos produtos de hortifruticultura para a região metropolitana da Grande Vitória.
Na segunda-feira (18), haverá uma reunião no local, seguida de orientação direta aos produtores e comerciantes sobre a importância e a necessidade de cumprir as normas relacionadas à rastreabilidade, às 7h30 na Ceasa. Nos dias 19 e 20 de março, no período da manhã, equipes dos órgãos participantes vão reforçar as orientações transmitidas no primeiro encontro.
Na quinta feira (21), às 9 horas, no auditório da CEASA, representantes do MPES, SEAG, INCAPER, IDAF, MAPA, SEFAZ e Vigilância Sanitária de Cariacica realizarão uma palestra sobre o tema da rastreabilidade para os produtores que atuam no local.
Portaria da Rastreabilidade
O Estado conta desde 2017 com a Portaria da Rastreabilidade. A normativa tem o objetivo de rastrear a produção de frutas e hortaliças produzidas e comercializadas no Estado para identificar todos os elos da cadeia de produção, gerando, ainda, maior segurança dos produtos e qualidade da oferta aos consumidores.





