Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Modelos climáticos
Próximo El Niño deve ser formar em 2026

Mercado
Mesmo com menor demanda, baixa oferta garante estabilidade nos preços do mamão

Empreendedores, gestores e lideranças marcaram presença na primeira edição do AgroConnect, evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-ES), por meio do programa Ibef Agro. O encontro trouxe palestra, painel e pitchs de startups.
O vice-presidente do Ibef-ES, Paulo Wanick, deu as boas-vindas aos presentes. “Estamos honrados com a realização deste evento, que reuniu tantas empresas relevantes do agronegócio. É uma iniciativa de aproximar nossa expertise ao agro. Não podemos deixar de estar conectados ao agro por sua representatividade”, destacou.
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, fez palestra com o tema “Panorama do Agro Capixaba: oportunidades e desafios”. “No agro, mesmo os setores que estão em crise estão produzindo. Quem imaginaria que iríamos produzir trigo e soja? Tudo isso é fruto da nossa competência. Não podemos ser negacionistas em relação às mudanças climáticas e é por isso que temos de atuar de forma sustentável”, disse Bergoli.
O secretário também apresentou megatendências no setor. Entre elas, ele falou sobre sustentabilidade. “É uma tendência sem volta e é preciso surfar nesta onda. Em um mundo cada vez mais consciente dos desafios ambientais, a sustentabilidade emerge como uma necessidade premente, não apenas para as gerações futuras, mas também para a saúde e a prosperidade das comunidades atuais. Ela engloba uma variedade de práticas e políticas que visam reduzir o desperdício, minimizar o impacto ambiental, promover a equidade social e econômica e fomentar a resiliência frente às mudanças climáticas”.
Ainda segundo Bergoli, o Estado é um gigante do agronegócio e é preciso continuar trabalhando no setor.

Para Carlos Neris, Diretor de Inovação do HUB Fucape, hubs de inovação, como o da Fucape, desempenham um papel vital no ecossistema empreendedor, especialmente para startups do agronegócio. “Eles são espaços que promovem a conexão entre novos empreendedores e os diversos agentes do mercado, como investidores e especialistas, criando oportunidades para que as startups obtenham recursos financeiros e ampliem suas redes de contato. Essa interação é importante para que as startups do agro possam inovar e crescer de forma sustentável”, afirmou
Painel
O painel “Hubs capixabas”, com mediação de Gabriel Schaydegger, reuniu Carlos Henrique Neris, da representante do Hub Fucape; Douglas Passamini, do Lab 028; Flavio Aguilar, do Bussola Hub; Izabela Tessarolo, do Espírito Hub. As startups falaram sobre os desafios do mercado e como atuar sendo empresas de inovação.
O evento também contou com pitchs das startups selecionadas: AgricOnline, AZRD Agro, Cafeeiro, Certificafé, ECO55, FFIZ Gestão, MV Gestão Integrada, Smartirriga, SymbioTech e Agro Atlas Brasil.




