Mais lidas 🔥

Inovação no campo
Nova variedade de banana chama atenção de produtores no ES

Rio Grande do Sul
Azeite brasileiro atinge nota máxima e é eleito o melhor do mundo em concurso na Suíça

Mudanças no clima
Fim da La Niña abre caminho para volta do El Niño em 2026

Desenvolvimento rural
Mais de 161 mil mudas impulsionam produção no Norte do ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de abril

Com muito esforço e dedicação o produtor rural de Jaguaré, Tobias Monteiro, recebeu na quarta-feira (29), o certificado pelo registro do queijo produzido em sua propriedade com o Serviço de Inspeção Municipal, o selo SIM. A queijaria Boa Prosa está localizada no sítio São Francisco, no Córrego Jundiá, na comunidade de São João Bosco. O prefeito Marcos Guerra recebeu em seu gabinete, a secretária de Turismo, Vera Backer e os membros do Prodnorte, a veterinária Marilia Merlo Guidoni e os técnicos Wanderson Lourenço e Marcelo Oliveira.
Segurança alimentar
O registro foi obtido em parceria com as secretarias municipais de Agricultura, Turismo, além do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper e o Consórcio Prodnorte. O Serviço de Inspeção Municipal é um registro concedido aos estabelecimentos que atendem às normas e leis de segurança alimentar. É um dos meios responsáveis por garantir ao consumidor a qualidade do produto de origem animal.
Incentivo ao crescimento
O selo SIM controla a qualidade dos produtos como carnes, ovos, leite, mel e seus derivados, atuando no campo e na industrialização. A secretária de Turismo de Jaguaré, Vera Backer, destacou as inúmeras riquezas que o município possui e os produtos que já estão no mercado.
“A nossa intenção é que todos os produtos do município sejam registrados. Estamos muito felizes por termos conseguido registrar o queijo do empreendedor Tobias. Mas, além desse produto, temos seis cafés do município registrados e que já circulam no mercado nacional. O objetivo é incentivar outros agricultores e empreendedores a registrarem seus produtos”, destacou a secretária.
Quem deve se registrar?
Deverá se registrar todos aqueles estabelecimentos que abatam animais, produzam matéria-prima, manipulem, beneficiem, preparem, embalem, transformem, envasem, acondicionem, depositem e industrializem produtos de origem animal e ainda aqueles produtores de alimentos vegetais minimamente processados.
Os produtores rurais do município que tiverem interesse em iniciar seu processo para adquirir o selo para o seu produto, devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura pelo telefone celular (027) 99599-0446.





