Santa Maria de Jetibá

Diferença de preço entre ovos brancos e vermelhos cai ao menor nível desde 2022

Ritmo fraco de vendas pressiona preços e reduz distância entre as categorias em Santa Maria de Jetibá

A explicação para a disparada de preços é porque, com menos ovos disponíveis no mercado e um aumento na compra, os preços sobem naturalmente
Foto: Freepik/divulgação

O mercado de ovos registra desaceleração desde o fim da primeira quinzena de novembro, pressionando as cotações e reduzindo a diferença entre os preços dos ovos brancos e vermelhos em várias regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia (Cepea). O movimento é especialmente evidente em Santa Maria de Jetibá (ES), principal polo produtor do País, onde a distância entre os valores caiu quase 30% de outubro para novembro.

Levantamento do Cepea indica que, na parcial de novembro (até o dia 26), o preço médio dos ovos brancos retirados na praça capixaba é de R$ 138,11 por caixa com 30 dúzias, queda de 4% em comparação com outubro. Já os ovos vermelhos registram média de R$ 147,31 por caixa, redução um pouco mais intensa, de 5,8% no mesmo período.

Com isso, a diferença entre os ovos extra branco e vermelho está em 9,2 reais por caixa nesta parcial de novembro, recuo expressivo: 27% a menos que o observado em outubro e 14,4% abaixo do registrado em novembro do ano passado, em termos reais, considerando dados deflacionados pelo IGP-DI de outubro de 2025.

Trata-se da terceira menor diferença mensal da série histórica do Cepea, iniciada em 2019 em Santa Maria de Jetibá. O cenário reforça, segundo analistas, que a demanda mais fraca tem limitado reajustes e aproximado os preços entre as duas categorias.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos