Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

O cálculo do PIB capixaba focado exclusivamente no agro está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapes) e Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O lançamento está previsto para 2025 e a iniciativa trará uma série de benesses para o setor que é um dos pilares da economia do Espírito Santo.
Ter um PIB exclusivo para o agronegócio pode aumentar o reconhecimento nacional e internacional dos produtos capixabas. Além disso, será possível monitorar e desenvolver práticas sustentáveis e garantir um mercado exterior verde, que hoje experimenta crescimento exponencial. Internamente, os dados detalhados sobre o tamanho e o perfil do agro direcionará investimentos em infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
O diretor-geral do IJSN, Pablo Lira,informou que o último PIB do agronegócio capixaba foi divulgado em 2010, há 14 anos. Na época, salientou, o PIB do agronegócio brasileiro era de 22% e o PIB do agronegócio do Espírito era maior, em torno de 25%.
Utilizando uma metodologia tanto abrangente quanto inovadora, as estatísticas vão desvendar a real contribuição econômica do setor agrícola, incluindo todos os seus negócios associados, oferecendo uma visão minuciosa sobre o impacto econômico em cada etapa da cadeia produtiva, explica o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
“”Esse projeto de pesquisa, financiado e coordenado pela Seag, preencherá uma lacuna de mais de uma década, oferecendo dados atualizados e confiáveis para orientar políticas públicas e decisões estratégicas. Com uma metodologia abrangente e moderna, o estudo detalhará a contribuição econômica do agro e seus negócios associados, com detalhes das contribuições econômicas ao longo de toda a cadeia. Os resultados podem subsidiar informações estratégicas para direcionar investimentos e promover o desenvolvimento sustentável. Estamos comprometidos em fornecer informações que beneficiem não apenas o setor, mas toda a economia do Espírito Santo”, enfatizou Bergoli.





