Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), recebeu representantes do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (PRODNORTE) – consórcio público intermunicipal composto por 12 municípios –, para discutir adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES).
Segundo a gerente de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp), em exercício, Carolina Dadalto Borgo, a visita técnica, que aconteceu na última terça-feira (15), serviu para um intercâmbio de informações. “Explicamos durante a reunião como é desenvolvido o Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), tiramos dúvidas e alinhamos procedimentos visando à adesão ao Susaf/ES. Em dezembro do ano passado, realizamos uma auditoria prévia orientativa no ProdNorte, que segue demonstrando interesse na estruturação do Serviço de Inspeção para adesão ao Susaf/ES”, disse a gerente.
Para o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, além da ampliação de mercado, o Susaf/ES contribui para o fortalecimento dos serviços de inspeção, promovendo o avanço no desenvolvimento da agroindústria de pequeno porte, agregando valor aos produtos e ampliando a renda das famílias.
Susaf/ES
O Susaf tem por objetivo promover a equivalência entre o serviço de inspeção municipal (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Na prática, isso significa que a comercialização desses produtos, inicialmente restrita ao município, pode se estender ao Estado, desde que o município tenha aderido ao Susaf/ES.




