pube
Agroindústria

Após conquistar EUA, alambique de Rio Bananal vai exportar para Europa

O primeiro embarque aconteceu em março

por Rosimeri Ronquetti

em 02/04/2024 às 6h26

2 min de leitura

Após conquistar EUA, alambique de Rio Bananal vai exportar para Europa

Foto: divulgação

Na família há quatro gerações e com uma história de mais de oito décadas, o Alambique GG, de Rio Bananal, no Norte capixaba, experimenta mais uma grande conquista. A bebida, já exportada para os Estados Unidos, chega agora aos países da Europa. O primeiro embarque aconteceu em março. 

“A exportação surgiu no início do ano passado quando uma importadora americana veio até nossa fábrica e nos fez a proposta. Em julho fui a Portugal participar da maior feira agropecuária do país, no município de Cantanhede, e fiz contato com um distribuidor italiano. Agora consolidamos a exportação para toda Europa por meio dessa distribuidora”, explica Eristeu Giuberti Junior, bisneto do fundador da cachaçaria e atual gestor do empreendimento. 

pube

A trajetória de sucesso da GG vem de longa data. Em 2007, com uma produção de cerca de 300 mil litros/ano, a cachaça ganhou o cenário nacional e ficou entre as cinco melhores do Brasil, segundo avaliação do renomado cachaçólogo Marcelo Câmara. 

As cachaças são armazenadas em barris de madeira- alguns com mais de 30 anos- de jequitibá, amendoim, jaca, bálsamo, carvalho, amburana, castanha, peroba e a prata em dornas de inox. Atualmente, além da cachaça, são produzidos também gin e vodka. 

Para este ano, o Alambique GC planeja lançar a cerveja e o whisk GG. Além da exportação, a produção é vendida para estados como São Paulo, Bahia, Rio Janeiro e está fechando parceria com um distribuidor de Goiás e Mato Grosso. Para produzir uma cachaça de excelência, Junior, que é formado em medicina veterinária e pós-graduado em higiene e inspeção de produtos animais, conta que optou pela diminuição da quantidade produzida e investiu em qualidade. 

“Reduzimos a produção para apenas 30 mil litros por ano para colocar apenas cachaça de excelência no mercado. Para isso foi preciso investir em equipamentos modernos, padronização dos lotes, fermentação natural, acompanhamento de cachaçólogos reconhecidos e muito estudo de mercado”, salienta.  

A GG é aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 07 às 17h e está localizada na Fazenda Giubert, interior de Rio Bananal. 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!