Unidade Experimental de Produção Animal Agroecológica recebe visita
por Assessoria de Comunicação do Incaper
em 30/11/2023 às 14h50
4 min de leitura
Membros da Associação de Pequenos Agricultores do Assentamento Zumbi dos Palmares São Mateus ES (APAP) e produtores rurais de Sooretama, visitaram a Unidade Experimental de Produção Animal Agroecológica (UEPA), localizada na Fazenda Experimental de Desenvolvimento Rural do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Linhares.
A APAP foi fundada em 2008 e a conquista da agroindústria de pães, biscoitos e doces aconteceu em 2017, graças a um projeto elaborado por técnicos do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper em Nestor Gomes, em São Mateus, e inscrito no Edital da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O objetivo da visita foi buscar mais informações a respeito da utilização de ovos produzidos diretamente nas propriedades, de forma agroecológica, para a produção dos alimentos da agroindústria da APAP, bem como para as famílias rurais, de modo geral.
A visita contou com o apoio técnico do extensionista do escritório local do Incaper em São Mateus, Thiago Carvalho Nogueira; da extensionista da unidade do Incaper em Santa Teresa, Maira Formentini; e da pesquisadora atuante da fazenda em Linhares, Mércia Regina Pereira.
Thiago Carvalho lembrou que a demanda feita pela associação foi logo atendida com a finalidade de possibilitar um intercâmbio de conhecimentos. “Ao abrirmos as portas para que eles possam vivenciar essa troca de conhecimentos, atualizamos o potencial produtivo de quem já produz ovos de as galinhas caipiras, ao mesmo tempo incentivamos quem queira ingressar na atividade”, disse.
A coordenadora da agroindústria da APAP e agricultora familiar, Tereza Cristina Rodrigues de Souza, mais conhecida como “Têca”, contou que a ideia da visita foi aprimorar os quintais produtivos a custos mais baixos, por meio de práticas sustentáveis para os animais. “A gente busca numa economia solidária, em vez de comprarmos a matéria-prima fora, nós mesmos produzimos”, afirmou.
“Aqui foi possível mostrar a unidade com as raças variadas de galinhas que temos hoje, como fazemos o manejo delas e qual a produtividade de ovos. Conversamos sobre sanidade por meio do uso de fitoterapia com ervas que temos e fornecemos. E também indicamos o galinheiro móvel como opção para a criação das galinhas consorciadas com alguma cultura como café”, contou Mércia Regina.
Segundo Têca, práticas antes desconhecidas pelo grupo foram absorvidas. “Detalhes sobre galinheiro móvel, fixo, pastagens, melhores espécies de aves para a produção de ovos, todo o processo que as galinhas passam até conseguirem produzir os ovos com o maior cuidado e menor custo possível, foram detalhes que as vezes passam despercebidos por nós e nos ensinaram muito”, explicou.
A produtora rural contou também que o custo da ração para as galinhas era um dos fatores que o grupo da APAP mais temia. “Foi extremamente satisfatório saber e aprender mais sobre os produtos que são associados à ração, que são sustentáveis, mais baratos e mantêm a qualidade do alimento. Além disso, ficamos impressionados com os remédios caseiros que podemos produzir, para o controle de doenças das galinhas e para que a gente possa manter a saúde dos nossos animais”, pontuou.
“Em nome de todos os colegas, produtores e produtoras que estiveram presentes na visitação, agradeço o zelo de todos os técnicos, Maíra, Thiago e Mércia, por todas as orientações. Agradecemos especialmente a organização de todo o espaço da UEPA que facilitou os nossos entendimentos. Esperamos que outros agricultores que queiram melhorar a sua renda e cuidar da criação das galinhas caipiras da forma mais saudável, busquem as práticas que aprendemos. Foi incrível!”
Conheça a UEPA:
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!