pube
Agricultura

Tudo o que você precisa saber sobre a calda bordalesa

por Leandro Fidelis

em 26/04/2023 às 7h01

3 min de leitura

Tudo o que você precisa saber sobre a calda bordalesa

*Foto: Reprodução Site Stihl

A calda bordalesa é um produto utilizado na agricultura como fungicida e bactericida. Ela é composta por sulfato de cobre e cal virgem, e seu uso é indicado no controle de doenças em diversas culturas, como café, hortaliças, frutas e legumes.

Para entender melhor sobre a aplicação e os benefícios da calda bordalesa na agricultura, conversamos com Hélcio Costa, pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Com vasta experiência na área de Agronomia e Fitopatologia, Hélcio é um especialista no manejo de doenças em diferentes culturas e nos ajudará a entender mais sobre esse importante produto para a agricultura.

Conexão Safra- O que é a calda bordalesa e para que serve?

Hélcio Costa: A calda bordalesa é um fungicida que surgiu na França, no século passado, para o controle do míldio que atacava as videiras. Ela é feita da mistura de sulfato de cobre com cal diluídos em água e pode controlar diversos fungos em variadas culturas, desde hortaliças até fruteiras.

 

CS: E como é feita a preparação da calda bordalesa?

Hélcio: A preparação mais comum da calda bordalesa é na proporção de 1 parte de cal virgem e 1 parte de sulfato de cobre para 100 partes de água. É importante ressaltar que a calda não pode ser aplicada na terra e o horário ideal para aplicar é a tarde, de preferência depois das 16 horas.

pube

 

CS: E em quais culturas a calda bordalesa pode ser aplicada? É possível usar em maracujá, por exemplo?

Hélcio: Sim, a calda pode ser usada em diversas culturas, como hortaliças e fruteiras. Em maracujá, por exemplo, ela pode ser usada para controle da doença conhecida como verrugose. Nas fruteiras, ela deve ser aplicada de maneira preventiva ou logo após ver os primeiros sintomas das doenças.

 

CS: E como é feita a mistura para um pulverizador costal?

Hélcio: Para fazer um pulverizador costal comum, pode-se colocar sulfato de cobre (200g), cal virgem (200g) e água (20L). O sulfato de cobre deve ser colocado em um saquinho de pano ralo, em um balde com 5 litros de água, enquanto a cal virgem deve ser colocada no fundo de um balde com pouca água para reagir rapidamente. Depois de ambas reagirem, é feita a mistura das duas soluções, sempre despejando a mistura com sulfato de cobre sobre a de cal.

 

CS: E é possível encontrar calda pronta para comprar nas casas agropecuárias?

Hélcio: Sim, é possível encontrar calda pronta para comprar nas casas agropecuárias. No entanto, é importante lembrar que a aplicação deve ser feita sempre à tarde, em algumas culturas como abóbora e pepino, por exemplo.

 

CS: E a calda pode ser aplicada nos frutos das plantas?

Hélcio: Sim, a calda pode ser aplicada nos frutos das plantas, mas é importante evitar o uso quando estiver com flores, ou seja, na florada. Nas fruteiras, deve-se fazer o monitoramento das plantas no pomar e aplicar a calda quando ver os primeiros sintomas das doenças ou de forma preventiva.

 

CS: E em quais culturas a calda bordalesa pode ser usada na horta?

Hélcio: A calda pode ser usada na horta sem problemas assim que observar fungos nas mesmas.

 

CS: E qual a diferença entre calda bordalesa e a calda sulfocálcica?

Hélcio: A calda sulfocálcica é uma variação da calda bordalesa, onde a cal é substituída por enxofre. É bem trabalhosa no preparo uma vez que é preciso queimar o enxofre, embora se encontre pronta no mercado. Mas é preciso cuidado ao usá-la por conta da sua ação corrosiva nas plantas.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!