Sistema CNA/Senar premia produtores que aumentaram renda e produtividade com Assistência Técnica e Gerencial

(Foto: *Assessoria de Imprensa) O Sistema CNA/Senar entregou, na noite de terça (17), o “Prêmio CNA/Senar Assistência Técnica e Gerencial &ndash, Gestão e Resultado ”, um reconhecimento aos produtores rurais que, por meio das ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, tiveram os melhores desempenhos de produção em suas propriedades. Gilvandira da Silva Carneiro, da […]

(Foto: *Assessoria de Imprensa)

O Sistema CNA/Senar entregou, na noite de terça (17), o “Prêmio CNA/Senar Assistência Técnica e Gerencial &ndash, Gestão e Resultado ”, um reconhecimento aos produtores rurais que, por meio das ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, tiveram os melhores desempenhos de produção em suas propriedades.

Gilvandira da Silva Carneiro, da Bahia, e Rafael Bridi, de Santa Catarina, ganharam um carro como prêmio pelo ganho de eficiência na bovinocultura de leite com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar.

O presidente do Sistema CNA/Senar, João Martins


O presidente do Sistema CNA/Senar, João Martins, destacou que o prêmio criado neste ano é uma forma de valorização dos produtores rurais que se tornaram referência em ganhos produtivos, ambientais, sociais e sustentáveis com a implantação da assistência técnica e gerencial em suas propriedades.

“Queremos mostrar aos produtores rurais brasileiros que reconhecemos suas ações e continuaremos a oferecer todo suporte e orientação para que continuem fazendo a diferença na agropecuária do país ”, afirmou João Martins.

A premiação dos produtores foi feita na mesma cerimônia em que também foi entregue o Prêmio CNA Agro Brasil, na sede da Confederação, e contou a presença de diretores do Sistema CNA/Senar, presidentes de Federações, ministros, políticos, pesquisadores e integrantes de entidades do agro.

No evento, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou a importância da Assistência Técnica e Gerencial do Senar para o aumento da produtividade e, principalmente, na geração de renda das famílias rurais.

Em cinco anos de atuação, a ATeG atendeu mais de 116 mil produtores em um modelo inovador de produção focado na gestão rural e na melhoria da qualidade de vida das pessoas do campo.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara


O diretor-geral da instituição, Daniel Carrara, ressaltou que a premiação é o coroamento do trabalho conjunto entre produtores rurais e o Sistema CNA/Senar. “O prêmio demonstra que, além de resultados econômico-financeiros, também premiamos as experiências que apresentam as melhores estratégias de transferência para aumento de produtividade e geração de renda ”.

A comissão julgadora avaliou casos de sucesso de acordo com o engajamento do produtor rural com o Sistema CNA/Senar, promoção da sucessão familiar, desenvolvimento profissional do produtor e colaboradores, inovação e sustentabilidade, adequação ambiental da propriedade rural, adoção de boas práticas agropecuárias, tecnologia de produção e melhoria na qualidade de vida.

Vencedores – Gilvandira da Silva Carneiro é produtora de leite no município de Pé de Serra, na Bahia. No período de atendimento do Senar a propriedade triplicou a produção, saltando de 110 para 450 litros por dia com 19 vacas em lactação.

A produtora Gilvandira Carneiro ganhou um carro zero km


O aumento da produtividade foi de 23%. A margem bruta subiu 35% e as despesas foram reduzidas em 18%. O investimento no melhoramento genético dos animais por meio da Fertilização In Vitro (FIV) foi uma das adequações tecnológicas oferecidas pelo Senar.

“Fez uma diferença enorme. Antes a gente trabalhava e não via o resultado. Agora, temos a honra de dizer que nossa propriedade está produzindo bem. Geramos renda e até conseguimos pagar a faculdade da nossa filha. Esse carro vai nos ajudar muito nas atividades porque até então a gente utilizava um triciclo ”, disse Gilvandira.

A Família Bridi, do município de Joaçaba, em Santa Catarina, também foi premiada. Durante o período de execução da ATeG, a produção de leite aumentou 46% e o custo total foi reduzido em 19%. A receita anual total teve crescimento de 48%.

O produtor de leite, Rafael Bridi, representou a família Bridi na cerimônia de premiação


“Estou bastante emocionado porque a ATeG melhorou muito a nossa propriedade e vai melhorar ainda mais. Esse carro vai nos ajudar no dia a dia e agregar mais valor à nossa atividade ”, disse Rafael Bridi, que representou a família na cerimônia.

Os dois produtores foram escolhidos entre 16 finalistas de oito administrações regionais do Senar (BA, GO, ES, MT, MA, MG, SC e SE), que relataram experiências inovadoras e o ganho de eficiência em suas atividades.


Os outros produtores rurais finalistas que também obtiveram bons resultados também receberam certificado e um smartfone:

– Wilson Luiz Kauling – Fazenda Araucária (SC),

– Manoel Messias de Campos Lima – Fazenda São José (SE),

– Eduardo Santos Costa – Fazenda Aribé (SE),

– Ildo Vicente de Souza – Sítio São Judas Tadeu (MT),

– Nivaldo Guilherme dos Santos – Sítio Primavera (MT),

– Andrea Marinho Falcão – Lote 934 (MS),

– José Ivo de Souza- Estância São José (MS),

– Vanderlúcio Lázaro Ferreira – Fazenda Posses (MG),

– Gilerson de Jesus Silvestre – Sítio Pinheiro Silvestre (MG),

– Geraldo dos Santos Borges – Fazenda São José (GO),

– Geovane Silva Melo – Fazenda Alegria do Rio dos Bois (GO),

– Letícia Sessai Altoé- Fazenda Bela Morena (ES),

– Geraldo Lamberti – Sítio Boa Sorte (BA),

– Genivaldo Domingues Sales – Fazenda Senhor do Bonfim (BA).