Mais lidas 🔥

Cacau Fest
Tombo do chocolate promete atrair público no maior evento do cacau no ES

Lucas Souza Alves, jovem do Caparaó, especialista em cafés, morre aos 24 anos em grave acidente

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 20 de agosto

Alerta de vendaval
Vendaval pode atingir 71 municípios do Espírito Santo neste sábado; veja as cidades em alerta

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 19 de agosto

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli, se reuniu, nessa quinta-feira (19), com representantes do Sistema OCB/ES – Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espirito Santo – para traçar um plano de trabalho em conjunto. O objetivo é fortalecer a ação das cooperativas, sobretudo as do ramo agropecuário no Estado.
O cooperativismo – em especial as cooperativas do ramo agropecuário e do crédito –, tem uma interface direta com o desenvolvimento das cadeias produtivas do agro capixaba. De acordo com o secretário, o sistema cooperativista chega aos agricultores que mais precisam.
“A maioria das cooperativas agropecuárias tem no seu quadro social pequenos agricultores. Elas prestam assistência técnica de forma colaborativa com o Incaper, dão dimensão, escala de produção e inserem definitivamente os produtores e esses agricultores no mercado, daí reside a nossa parceria”, pontuou.
Na ocasião, Bergoli compartilhou que a Seag, em breve, lançará um programa de desenvolvimento da cafeicultura sustentável e um programa específico para o desenvolvimento da pecuária de leite no Espírito Santo. As iniciativas serão realizadas em conjunto com a OCB e com outras organizações parceiras nos próximos meses.“Desejamos atuar de forma complementar para evitar sobreposições, paralelismo de ações ou desperdício de recursos. De forma integrada, nós otimizamos os recursos e ampliamos os nossos projetos e ações para o desenvolvimento do interior do Estado do Espírito Santo”, completou o secretário.
“Estamos felizes e confiantes. O cooperativismo confia muito no talento, profissionalismo e capacidade de trabalho do novo secretário e viemos aqui de forma estratégica conversar sobre as principais agendas e demandas para que possamos traçar um plano de trabalho. Hoje a OCB conversou sobre gestão setorial: tratamos da pimenta, do café, do leite, tratamos da borracha, da fruticultura, da agricultura familiar e outras questões setoriais. Agora vamos nos desdobrar com nossos parceiros para traçarmos ações conjuntas para cada vez mais desenvolver o agro e o cooperativismo no Espírito Santo”, contou o diretor executivo da OCB/ES, Carlos André.




