Agricultura

São Roque do Canaã é a 2ª cidade do Brasil com mais produtores de cachaça

Com dez fabricantes registrados, município contribuiu para terceira colocação do Espírito Santo no ranking nacional da produção da bebida

por Redação Conexão Safra

em 14/10/2020 às 11h44

2 min de leitura

São Roque do Canaã é a 2ª cidade do Brasil com mais produtores de cachaça

(*Fotos: Reprodução)

O município capixaba de São Roque do Canaã, na Região dos Imigrantes, é o segundo do Brasil
com mais produtores de cachaça. São dez registrados, de acordo com os “Dados de Registro de Cachaças e Aguardentes: Ano 2020 ”, divulgados pelo Ministério da Agricultura (Mapa).

Ainda segundo o levantamento, a densidade cachaceira em São Roque é de uma fábrica para cada 1.242 moradores. A cidade também é a 9ª no ranking nacional em número de marcas, um total de 50. Não à toa São Roque é considerada a Capital Estadual da Cachaça.

pube

No mesmo levantamento, que considerou apenas registros ativos até 2019, o município de Domingos Martins figura em 9º lugar, com seis estabelecimentos.

A cachaça Suprema é produzida em São Roque do Canaã.

Terceiro do Brasil

Ao todo, o Espírito Santo conta com 62 produtores de cachaça e aguardente registrados juntos ao Mapa, o que coloca o Estado como terceiro com mais estabelecimentos produtores, atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo.

No registro de fábricas de aguardente, o Estado aparece em 5º lugar no Brasil, com 24 empreendimentos, com destaque para Castelo e Cachoeiro de Itapemirim. Os municípios capixabas ocupam a 3ª e a 5ª posição, respectivamente, no ranking.


Qual a diferença entre cachaça e aguardente?

pube