pube
Agricultura

Hortões municipais ajudam manter projetos sociais em Barra de São Francisco 

por Assessoria de Imprensa

em 30/12/2022 às 12h00

2 min de leitura

Hortões municipais ajudam manter projetos sociais em Barra de São Francisco 

Foto: divulgação PMBSF

Os dois hortões implantados em Barra de São Francisco através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) – um deles em parceria com o Ifes, no Valão Fundo, ajudam abastecer programas sociais como o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, o Programa Refeição Amiga, Apae, Lar dos Idosos, Casa Lar, bairros Colina, Vila Luciene, Estrela, Nova Barra, Casas Populares do bairro Colina e, recentemente, também as escolas da rede municipal de ensino, entre outros.

Em 18 meses, de junho de 2021 até a última semana de dezembro de 2022, foram colhidos 17.985 kg de legumes, raízes e tubérculos, além de 2.023 caixas de verduras e cheiro verde. O balanço foi apresentado nesta quinta-feira (29) pelo coordenador do projeto, o subsecretário de Agricultura Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue. Os alimentos entregues são cenoura, quiabo, jiló, beterraba, alface, cebolinha verde, berinjela, salsinha, coentro, couve, repolho, couve flor, batata doce, e outros temperos verdes.

pube

No Ifes, o sucesso do projeto é tanto que o diretor geral, professor Leonardo Siqueira, disse que outras unidades já estão fazendo contato para conhecer o hortão e importar a ideia. “Já temos outras unidades interessados na ideia, que une pedagogia e responsabilidade social”, informa.

Siqueira, salienta que a ideia do hortão em parceria com a Prefeitura vinha sendo planejada desde o final de 2021.

A Prefeitura entra com a mão de obra, o Ifes entra com o terreno e as duas partes entram com os insumos e a manutenção dos equipamentos. Para nós é muito boa essa parceria, que traz avanços na pedagogia, já que os alunos podem praticar o que aprendem na sala de aula e também adquirem noções de serviço social, já que todos os alimentos produzidos aqui vão para famílias carentes do município e projetos sociais”, analisa Siqueira.

Carlim da Dengue destaca que o projeto tem demonstrado para todos os alunos do curso de Técnica em Agricultura do Ifes a importância de plantar e produzir e, mais do que isso, de ajudar a quem precisa. O primeiro Hortão Municipal foi criado em março de 2021, no Polo Industrial Albuíno Azeredo.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!