pube
Agricultura

Famílias no sul do ES beneficiadas com mudas de cana-de-açúcar

Cerca de 30 famílias já estão cadastradas

por Assessoria de Imprensa

em 17/11/2020 às 16h52

2 min de leitura

Famílias no sul do ES beneficiadas com mudas de cana-de-açúcar

Aliar pesquisa e extensão é um dos grandes objetivos da Universidade. Sob esse viés, um projeto de pesquisa coordenado pelo professor do Departamento de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE/Alegre) Leandro Pin promove a entrega de mudas de cana-de-açúcar para auxiliar pequenos pecuaristas da região sul do Espírito Santo. Cerca de 30 famílias já estão cadastradas.

A última rodada de entregas beneficiou 15 famílias. Cada uma recebeu 50 plantas. Conforme Pin, essa quantidade permite que o produtor consiga montar um campo produtivo, inclusive podendo tratar o gado com essa quantidade ainda no primeiro ano.

pube

“Todos os anos, no período da seca, os pecuaristas da região sofrem com a falta de alimentação para o gado. A cana-de-açúcar é um ótimo suprimento para essa época. Com essa ação, os produtores vão poder manter os animais, sustentar suas famílias e colaborar com a economia da região ”, explica o coordenador.

*Foto meramente ilustrativa/Reprodução Nação Agro

Pesquisa

O projeto de produção de mudas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia, tem seu embrião em 2016, com a parte de pesquisa. Os pesquisadores testam as variedades por, pelo menos, três anos e depois fazem a distribuição das melhores unidades, que são as consideradas como mais produtivas, resistentes e fáceis de manipular. As pesquisas do grupo já renderam dissertações e outras publicações.

A área experimental da Ufes foi responsável pelo elo entre a produção de mudas e os produtores locais. “Nós articulamos um dia para que os produtores buscassem as mudas e, no momento da entrega, difundir o conhecimento técnico para que os beneficiários conseguissem tirar o melhor proveito delas ”, explica o professor e coordenador das áreas experimentais do CCAE, Vinícius Ferreira.

Os produtores interessados em receber mudas e participar do projeto podem entrar em contato com a gerência de áreas experimentais pelo e-mail [email protected].

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!