Como comprar, conservar e consumir pimenta-de-cheiro
por Embrapa
em 09/12/2020 às 10h13
5 min de leitura
O nome pimenta-de-cheiro é aplicado a diferentes pimentas que têm em comum o aroma acentuado, mas que diferem quanto ao formato, tamanho e picância dos frutos. Essas pimentas foram domesticadas pelos indígenas amazônicos. Neste folheto será apresentada a pimenta-de-cheiro com baixa ardência, muito apreciada nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
Como comprar
A pimenta-de-cheiro apresenta frutos com reentrâncias e tamanho médio de 6 cm de comprimento por 3 cm de largura. A polpa é bem fina e o fruto, oco por dentro, tem poucas sementes. O fruto é comercializado imaturo, quando apresenta cor verde-claro.
Quando amadurece, torna-se laranja-claro, amarelo ou vermelho. É frequente encontrar no mercado frutos “de vez ” misturados aos frutos verdes. Os frutos verdes são mais crocantes e firmes, duram mais e são mais aromáticos que os maduros.
Escolha pimentas de casca brilhante, com cabinho de coloração esverdeada, sem áreas podres e sem machucados. Frutos sem cabinho podem ser consumidos, mas duram menos.
A pungência da pimenta-de-cheiro é considerada baixa, variando de 200 a 1.000 SHU &ndash, Unidades de Calor Scoville. No mercado brasileiro, essas pimentas são comercializadas a granel ou embaladas em bandeja de isopor com filme de plástico.
Como conservar
Em ambiente, por poucos dias Quando mantidas em condição ambiente, as pimentas murcham rapidamente. Por isso, mantenha-as na parte mais baixa da geladeira, devidamente acondicionadas em vasilha tampada ou em saco de plástico. De preferência, lave os frutos somente antes de utilizá-los.
Quando comprar as pimentas embaladas, examine-as antes de refrigerá-las e elimine frutos com início de podridão, evitando assim que eles contaminem os frutos sadios.
Você pode congelar as pimentas, lembrando-se que elas mantêm o sabor, mas perdem a crocância quando descongeladas. Nesse caso, elas poderão ser usadas em pratos cozidos. Congele os frutos inteiros ou picados diretamente após lavá-los em água corrente e secá-los.
Como consumir
Use em pratos com carne e arroz. O consumo da pimenta-de-cheiro é principalmente de fruto fresco. Ela agrega sabor e aroma sem tornar o prato picante. No Norte do Brasil, essa pimenta é muito usada no preparo de peixes, enquanto no Centro-Oeste não pode faltar no empadão goiano e nas pamonhas salgadas. Em qualquer região do Brasil, ela pode substituir o pimentão no preparo de pratos quentes e frios ou agregar seu sabor e aroma únicos em pratos diversos, como carnes, risotos, sopas, pizzas, tortas salgadas e saladas.
Como seu aroma é muito pronunciado, acrescente a pimenta-decheiro aos poucos até atingir um equilíbrio, evitando assim que ela se sobreponha a todos os demais ingredientes. “Ají dulce ”, “ají catucha ”, “ají gustoso ” são pimentas semelhantes à nossa pimenta-de-cheiro, muito apreciadas em vários países latino-americanos.
Elas são usadas na elaboração do “sofrito ”, um refogado que serve como base para o preparo de diversos pratos. Os ingredientes básicos para elaboração do ‘sofrito ‘são: pimenta, pimentão, cebola, alho e coentro, mas inúmeras variações podem ser encontradas com a adição de outros temperos.
Dicas
Pimentas com grau de ardência semelhante: cambuci e biquinho. Adicione pimenta-de-cheiro fresca e fatiada na cobertura de pizza calabresa. Dê um toque especial ao recheio da empada de frango acrescentando pimenta-de-cheiro.
Como fazer: salada colorida com pimenta-de-cheiro
Ingredientes
&bull, 2 pimentas-de-cheiro (1 picada em pedaços bem miúdos e 1 picada em rodelas finas)
&bull, 2 latas de milho-verde
&bull, 3 pacotinhos de tomate Uva ou Cereja
&bull, 4 minipepinos ou 2 pepinos do tipo japonês cortados em rodelas
&bull, 1 medida de vinagre balsâmico
&bull, 3 medidas de azeite
&bull, Sal a gosto
Mais Conexão Safra
&bull, Salsinha picada a gosto
Modo de fazer
1. Misture todos os ingredientes, à exceção da pimenta cortada em rodelas.
2. Ajuste o tempero.
3. Decore com rodelas de pimentas.
Sugestão
Experimente essa pimenta em saladas com folhosas.
Como fazer: arroz à moda mexicana
Ingredientes
&bull, 1 xícara de arroz
&bull, 1 xícara de passata de tomate ou 2 colheres (sopa) de extrato de tomate diluído em 1 xícara de água
&bull, 3 pimentas-de-cheiro
&bull, 1 cebola pequena picada
&bull, Sal e alho a gosto
&bull, Cheiro-verde para decorar
&bull, Azeite ou outro óleo vegetal
&bull, Água fervente
Modo de fazer
1. Refogue a cebola no azeite. Quando ela ficar translúcida, acrescente o alho e refogue por um minuto a dois minutos, com cuidado para não queimar o alho.
2. Acrescente o arroz, a passata e a pimenta. Misture.
3. Adicione a água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio.
4. Se necessário, acrescente mais água para completar o cozimento.
Sugestões
Você pode usar qualquer tipo de arroz nessa preparação: branco, parbolizado ou integral. Para uma versão asiática dessa receita, utilize o arroz preto. Nesse caso, sem a adição de passata de tomate.
Cartilha completa aqui.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!