Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Preservação
Governo do ES institui programa ‘Na Trilha das Meliponas’ para preservar abelhas nativas

“
| Maria Aparecida de Oliveira é agricultora familiar e moradora do Assentamento Santa Rita em Bom Jesus do Norte. Ela, como os outros trabalhadores da feira, arrecadam cerca de R$ 150 por dia de feira. O Incaper apoia! |
Com o apoio técnico do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Bom Jesus do Norte, no Sul do Estado, mais de 20 agricultores familiares tiveram novas hortas plantadas em suas propriedades. A ação proporcionou a valorização dos alimentos produzidos por eles mesmos, a possibilidade de diversificar a renda, além de uma alimentação orgânica e cada vez mais saudável.
A iniciativa surgiu a partir de uma demanda dos produtores rurais que trabalham na feira de livre comercialização de produtos advindos da agricultura familiar do município. Dentre os alimentos comercializados estão mandioca, ovo caipira, banana, couve, palmito, defumados, massas caseiras. São mais de 50 produtos.
A implantação da feira é fruto do Projeto Pais &ndash, Produção Agroecológica Integrada e Sustentável &ndash, que tem o apoio da Prefeitura. A feira é realizada todas as quartas-feiras, há cerca de quatro anos, a partir das 16 horas, na Praça principal, em frente à Igreja Matriz de São Geraldo Magela.
Já foram realizadas diversas reuniões locais com o prefeito, representantes da Secretaria de Assistência Social, os secretários municipais de Educação, de Agricultura e de Obras, além dos técnicos do Incaper local, para dialogar com os agricultores familiares envolvidos na feira.
Para Jarbas Teixeira Borges Júnior, agente de Desenvolvimento Rural do Incaper, as ações têm gerado bons resultados, como a formalização da 1ª Associação dos Feirantes de Bom Jesus do Norte, que ocorreu neste mês. “Todos esses trabalhadores terão mais oportunidades e os trabalhos cada vez mais valorizados ”.
De acordo com informações da Prefeitura, dentre os próximos desafios estão aumentar as compras para alimentação escolar e creches, implantar um “vale-feira ” para os mais de 400 servidores municipais em um valor simplório, viabilizar jalecos para os feirantes e acelerar os projetos de melhorias das estradas pelo município.
Fonte: Incaper





