pube
Agricultura familiar

Arranjos Produtivos: um futuro mais justo para a agricultura familiar

por Fernanda Zandonadi

em 12/12/2024 às 5h00

2 min de leitura

Arranjos Produtivos: um futuro mais justo para a agricultura familiar

Foto: Lucas S. Costa/divulgação/Ales

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado estadual Marcelo Santos, falou nesta quarta-feira (11), em um encontro com a imprensa, sobre o programa Arranjos Produtivos, uma iniciativa que visa a fortalecer a agricultura familiar no Estado.

O parlamentar ressaltou que o programa direciona suas ações para os pequenos agricultores, que nem sempre têm acesso ao crédito e à assistência técnica. “É para essas pessoas que criamos o programa Arranjos Produtivos. Através dele, levamos não só equipamentos, mas também conhecimentos e a possibilidade de diversificar a produção”, ressaltou.

pube

O presidente da Ales explicou que a diversificação da produção é fundamental para garantir a sustentabilidade da agricultura familiar, especialmente em um momento em que as mudanças climáticas se mostram mais evidentes. “Hoje, o café é o nosso ponto forte, mas a oscilação climática, como a seca e as chuvas muito fortes, pode prejudicar a safra. A diversificação, observando o solo e o clima de cada região, garante um complemento na renda dos agricultores e mais dignidade para suas famílias”, disse.

O projeto Arranjos Produtivos foi campeão do prêmio Assembleia Cidadã concedido pela União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Segundo Santos, o mérito é por conta da proximidade junto aos pequenos produtores. “Precisamos dar uma atenção para essa turma que precisa ser orientada sobre o que produzir, para onde vender e como regularizar suas pequenas indústrias para colocarem seus produtos no mercado”.

O projeto conta com a parceria do Governo do Estado e de diversas prefeituras. Mais de 20 mil agricultores familiares foram atendidos e também ouvidos em suas necessidades e sugestões. A metodologia consiste na realização de seminários, diagnósticos, visitas e assistência técnica in loco, treinamentos, atendimento a associações e regularização de agroindústrias, entre outros serviços e atividades.

Entre as variedades de mudas entregues para os produtores capixabas estão uva, cacau, aroeira, pupunha, acerola, morango e maracujá, com orientações para o plantio, cultivo, colheita e beneficiamento dos produtos.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!