Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Apiário Florin, de Domingos Martins, é o primeiro da agricultura familiar no Brasil que recebe o Certificado Selo Arte para comercialização de pólen apícola e própolis em todo território nacional. A entrega ocorreu ontem (13) pelo novo presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Leonardo Cunha Monteiro.
Holandês radicado no Brasil há quase 20 anos, o engenheiro agrônomo e apicultor Arno Wieringa, popular “Arno do Mel”, comemora a conquista. “O Selo Arte abre novas oportunidades, abre as portas para a agricultura familiar e a apicultura se encaixa perfeitamente neste âmbito. Fico muito grato pelo reconhecimento, pois nossa produção sempre respeitou as boas práticas”.
Segundo Arno, a produção do pólen apícola é mais complexa que a do mel, pois exige muita tecnologia e são poucos os produtores a se dedicarem à atividade. Em novembro de 2022, durante a RuralturES, em Venda Nova, o produtor foi o terceiro do Brasil a receber o Selo Arte para o mel.
Criado em 2018 o Selo Arte era entregue até então aos produtos artesanais de origem animal, aprovado no final de março pela Câmara dos Deputados o PL 5516/2020 agora também será entregue aos fabricantes de produtos alimentícios artesanais de origem vegetal. Isso significa que esses produtores também poderão comercializar seus produtos em todo país.
O Selo Arte permite a comercialização em território nacional e reconhece que o produto é feito a partir de métodos e tradições únicos, que é artesanal legítimo.





