Mercado estável

Mesmo com consumo aquecido, frango registra menor média desde agosto de 2023

Demanda firme sustenta mercado, mas média mensal é a menor desde 2023

frango-carne de frango-
Foto: divulgação/br.freepik.com/fotos-premium

O preço do frango permanece estável nesta semana marcada pelo recesso de carnaval, sustentado pela firmeza da demanda no mercado interno. Apesar da estabilidade recente, o cenário mensal aponta para valores mais baixos em comparação aos últimos meses.

De acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o valor médio do frango congelado negociado no atacado da Grande São Paulo em fevereiro, até o dia 18, está em R$ 7 kg. Em termos reais com valores deflacionados pelo IPCA de dezembro, trata-se do menor patamar desde agosto de 2023, quando a média foi de R$ 6,91/kg.

Os preços atuais refletem as quedas intensas registradas nas primeiras semanas de 2026. O movimento de baixa já vem sendo observado há pouco mais de três meses, o que contribuiu para pressionar as cotações ao longo do início do ano. Esse contexto tem gerado cautela entre agentes do setor, que acompanham o comportamento da demanda e da oferta.

Segundo colaboradores consultados pelo Cepea, uma possível reação nos preços pode ocorrer a partir do início de março. A expectativa se apoia no tradicional aquecimento da demanda no começo do mês, período em que consumidores tendem a recompor estoques e ampliar as compras.

Para a segunda quinzena de fevereiro, no entanto, a liquidez deve seguir no ritmo atual. Esse fator, por sua vez, tende a limitar avanços mais expressivos nas cotações no curto prazo. Assim, o mercado deve manter estabilidade até que haja mudança consistente no padrão de consumo.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos