Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Tempo severo
Espírito Santo tem 45 cidades em alerta máximo para chuvas fortes; veja a lista

La Niña está acabando? O que mostram os sinais ocultos no Pacífico para 2026

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Capacitação no agro
Como o cacau pode render muito além do chocolate

A Adematur dá início ao projeto de Place Branding da Rota Turística de Pedra Menina, com o objetivo de fortalecer a imagem e a promoção do destino. A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura de Dores do Rio Preto e viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Thiago Hoffmann, com apoio da Aderes e do Sebrae Espírito Santo.
A proposta busca construir uma marca-lugar autêntica e participativa, promovendo o turismo sustentável, a economia criativa e o engajamento da comunidade. O projeto inclui diagnóstico estratégico, escuta ativa, mapeamento de ativos e definição de diretrizes de comunicação e posicionamento.

A primeira etapa do projeto envolve diretamente moradores, empreendedores locais, o Conselho Municipal de Turismo, o Conselho de Cultura e outros atores do território. Trata-se de um processo participativo, que valoriza a escuta ativa e a cocriação, pilares fundamentais para garantir uma identidade construída de forma legítima e alinhada às reais expectativas da comunidade.
A fase inicial, chamada de Diagnóstico Estratégico, contempla o mapeamento de percepções, identificação de ativos culturais, naturais e simbólicos, além da análise do potencial turístico e econômico da região.

A execução técnica é conduzida pelo Studio Soma Consultoria, reconhecido por sua atuação em estratégias de marca, desenvolvimento territorial e place branding em todo o Brasil.
Na visão de Mário Renato, presidente da Adematur, o projeto representa um movimento genuíno do território:
“Este projeto nasce do desejo da comunidade e dos empresários de Pedra Menina em fortalecer e agregar valor à marca-lugar. É um passo importante para promover um turismo regenerativo e sustentável, que respeita o território, valoriza as pessoas e gera desenvolvimento de forma equilibrada.”
Para o prefeito Thiago Pessotti, o projeto é um marco para Dores do Rio Preto:
“A Rota Pedra Menina é símbolo de potencial e beleza do nosso município. Valorizar a identidade deste território é garantir um turismo mais consciente, sustentável e conectado com a nossa gente.”
O Sebrae, parceiro estratégico da iniciativa, destaca a relevância da atuação integrada para o sucesso do projeto. Segundo Leonardo Ferreira dos Santos, analista do Sebrae na Regional Caparaó:
“O Sebrae acredita no potencial transformador do turismo quando ele é trabalhado de forma planejada, conectada ao território e às suas vocações. O Place Branding da Rota Pedra Menina é uma oportunidade de organizar essa oferta turística com identidade, protagonismo local e visão de futuro. Estamos aqui para apoiar e fomentar esse processo em todas as etapas.”
Com essa iniciativa, Pedra Menina avança na consolidação de um modelo de desenvolvimento territorial que valoriza suas características únicas, promove o turismo de forma integrada e fortalece a economia local, respeitando a cultura, a natureza e o modo de vida da sua gente.




