Capacitação no agro

Programa Geração Agro prepara nova geração para gestão e sucessão no agronegócio

Programa Geração Agro prepara jovens para liderança, gestão e sucessão nas propriedades rurais, com formação prática entre fevereiro e novembro de 2026

Foto: divulgação /freepik.com

No intuito de capacitar jovens produtores, sucessores e profissionais do agro a liderar com eficiência, aplicar práticas modernas de gestão e promover resultados consistentes nas propriedades rurais, a Associação Agricultura Forte lançou o programa Geração Agro.

As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro. Podem participar jovens de 18 a 34 anos, filhos de produtores, sucessores, herdeiros, estudantes da área e novos talentos do setor que atuam no agronegócio ou desejam assumir funções estratégicas em propriedades rurais.

De acordo com a diretora executiva da Agricultura Forte, Fernanda Marin, a criação do programa atende a uma demanda recorrente dos próprios produtores.

“Os produtores sempre questionam a necessidade de capacitar os jovens. Mesmo fazendo faculdade, não é a mesma coisa que a prática. A ideia é oferecer algo mais aplicado à realidade do campo, preparando esses jovens para a sucessão, com foco em gestão, liderança e comunicação”, destaca.

Com uma proposta prática, o programa foi desenvolvido para preparar a nova geração do agro em temas essenciais como gestão, inovação, liderança, comunicação e sucessão familiar, fortalecendo a continuidade dos negócios rurais e contribuindo para um agronegócio mais organizado e competitivo.

O curso

O curso de Formação em Gestão para o Agronegócio terá 120 horas-aula, distribuídas em 10 módulos, com duração de fevereiro a novembro de 2026. Cada módulo contará com 8 horas presenciais e 4 horas on-line, totalizando um encontro mensal presencial e um virtual.

As aulas presenciais serão realizadas em Linhares, sempre aos sábados, das 9h às 18h. Já os encontros on-line ocorrerão às quartas-feiras, das 18h às 22h. O início do curso está marcado para o dia 7 de fevereiro, com aula presencial, e o encerramento ocorrerá em 18 de novembro.

Entre os temas abordados durante a formação estão: governança e sucessão para famílias no agronegócio; gestão financeira, riscos e seguros rurais; planejamento estratégico no agro; gestão de pessoas no campo; liderança e tomada de decisão; inovação e sustentabilidade, com foco em resultados econômicos.

Sobre o autor Rosimeri Ronquetti Rosi Ronquetti é jornalista, formada em 2009 e pós-graduada em gestão em assessoria de comunicação. Repórter do agro, sua atuação se concentra na produção de reportagens do setor (incluindo perfis e histórias). Algumas de suas reportagens conquistaram premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos