Mais lidas 🔥

Artigo
Agro em risco: o avanço chinês sobre terras brasileiras acende alerta vermelho

#TBTconexãosafra
Na terra da pecuária, o café se torna rei

Clima e planejamento agrícola
Onde vai faltar chuva e onde pode chover demais no Brasil até março de 2026

Comércio internacional
O que muda para o café brasileiro com o acordo entre Mercosul e União Europeia

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 13 de janeiro

Uma massa de ar frio deve avançar sobre o Brasil no começo da próxima semana e colocar fim ao período de calor intenso que vem marcando o Sul e o Sudeste. A previsão é da MetSul Meteorologia, que acompanha a formação do sistema desde o Pacífico Sul.
Segundo a análise, uma área de alta pressão atmosférica vai se deslocar em direção à Argentina e se posicionar sobre a região de Buenos Aires, favorecendo a entrada do ar frio no Cone Sul. Será a segunda incursão mais significativa de ar frio no Brasil em 2026, embora com intensidade menor do que a registrada na primeira semana de janeiro.
O avanço começa no sábado (17), pelo leste da Argentina, e o ar frio chega ao território brasileiro ainda no domingo (18), pelo Sul do Rio Grande do Sul. Na segunda-feira (19), a queda de temperatura se espalha por grande parte da Região Sul e alcança áreas do Sudeste e do Mato Grosso do Sul.
Fernanda ZandonadiFernandaZandonadiEditar perfil
Na terça-feira (20), o resfriamento se concentra no leste do Sul e em áreas próximas ao litoral do Sudeste, incluindo o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro. A trajetória do sistema é predominantemente marítima, padrão comum das incursões de ar frio durante o verão.
No Sul do país, o efeito principal será o alívio do calor, com noites e madrugadas mais frias e tardes agradáveis. Já no Sudeste, especialmente em São Paulo, as madrugadas entre terça (20) e sexta-feira (23) devem registrar temperaturas abaixo do normal para a época, variando entre 14 °C e 16 °C, com possibilidade de marcas ainda menores em pontos da capital. No Rio de Janeiro, o ar mais frio reduz o calor noturno e limita as máximas, que devem ficar próximas dos 30 °C.




