Mais lidas 🔥

Clima e planejamento agrícola
Onde vai faltar chuva e onde pode chover demais no Brasil até março de 2026

Tempo severo
Espírito Santo tem 45 cidades em alerta máximo para chuvas fortes; veja a lista

La Niña está acabando? O que mostram os sinais ocultos no Pacífico para 2026

Capacitação no agro
Como o cacau pode render muito além do chocolate

Cafés campeões!
Conexão Caparaó faz história e bate novo recorde em leilão de cafés campeões

A nova diretoria do Sindicato das indústrias da Pesca do Estado do Espírito Santo tomou posse, na terça-feira (13), em Itaipava, no Sul do Espírito Santo. A gestão 2025-2028 será liderada pelo empresário Mauro Lúcio Peçanha.
O novo presidente destaca que este novo ciclo será marcado pelo avanço na regulamentação do setor junto aos órgãos competentes e pela ampliação da representatividade do sindicato.
“Vamos trabalhar de forma intensa para regularizar as embarcações que movimentam a indústria da pesca e fortalecer o setor. Também esperamos aprovar um novo estatuto, incluindo os armadores e, possivelmente, os fabricantes de gelo. Contamos com a participação da FINDES para lograrmos sucesso”, afirmou Mauro Lúcio.
O presidente em exercício da Federação, Eduardo Dalla Mura, participou da solenidade e destacou o papel importante dos sindicatos na articulação de demandas do setor produtivo. “Os sindicatos são fundamentais para organizar as pautas do setor, dar voz às empresas e construir soluções que ampliem a competitividade da nossa indústria. A FINDES atua para apoiar esse trabalho e fortalecer essa representatividade”, afirmou Dalla Mura.
Já o presidente da FINDES, Paulo Baraona, reforçou que a Federação está sempre de portas abertas aos sindicatos e às empresas. “Parabéns à nova diretoria por se voluntariar para essa missão. Estamos aqui para colaborar, apoiar projetos, articular pleitos e contribuir para o fortalecimento do setor”.
Sobre a Sindipesca
Criado em 1993 e oficialmente fundado em 1994, o Sindicato dos Pescadores do Estado do Espírito Santo (Sindipesca-ES) nasceu com o propósito de representar e defender os direitos e interesses da categoria.
Ao longo de sua trajetória, a entidade se consolidou como um espaço de união, escuta e mobilização coletiva. Atuado na valorização dos pescadores, na busca por melhores condições de trabalho e na promoção do diálogo com o poder público.
O sindicato também tem sido protagonista na luta por políticas públicas voltadas à atividade pesqueira, pelo respeito às tradições do setor e pelo reconhecimento da importância da pesca para o Espírito Santo.
Conheça a Diretoria 2025–2028 do Sindipesca
Presidente: Mauro Lúcio Peçanha de Almeida
Diretor Administrativo: Luiz Gonzaga de Almeida Neto
Diretor Financeiro: Simone Marconi
Suplentes da Diretoria:
- Jucimar Paulo Malini
- Palmerino Alves de Almeida
- Taina Marques Peçanha
Conselho Fiscal – Efetivos:
- Helena Santos de Oliveira Peçanha
- Alexandre Almeida
- Thiago Machado Peçanha
Conselho Fiscal – Suplentes:
- Douglas Benevides Cardoso
- Gabriela Marconi Paulino Paganini
- Anna Ligia Somolinos S. H. Soldani
Delegados Representantes junto à FINDES – Efetivos:
- Mauro Lúcio Peçanha de Almeida
- Luiz Gonzaga de Almeida Neto
Delegados Representantes junto à FINDES – Suplentes:
- Simone Marconi
- Jucimar Paulo Malini




