Influenza aviária

Gripe aviária é confirmada em Cuiabá e Indea intensifica medidas de contenção

Caso foi identificado em propriedade rural com aves domésticas e levou à adoção de medidas sanitárias imediatas

galinha-frango-granja
Foto: divulgação / br.freepik.com

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta terça-feira (23), a presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma propriedade rural com aves domésticas de subsistência, localizada em Cuiabá. A confirmação ocorreu após análise laboratorial das amostras coletadas de aves doentes.

Para conter a disseminação do vírus na área afetada, conforme protocolo do Mapa, o Indea está adotando as seguintes medidas:

– Instalação de barreira sanitária na propriedade afetada para impedir o trânsito de animais, materiais e equipamentos potencialmente contaminados; 
– Abate sanitário de aves existentes no local para evitar que o vírus de alastre. As aves sacrificadas serão enterradas em valas.
– As instalações onde ficavam as aves contaminadas serão limpas e desinfetadas.
– Vigilância em propriedades em um raio de três quilômetros (zona perifocal), e no raio de dez quilômetros (zona de vigilância).

As atividades de contenção mobilizam cerca de 30 servidores do Indea, que permanecem em regime de plantão permanente na propriedade. Servidores do Mapa acompanham a execução das medidas, enquanto a Polícia Militar presta apoio no controle da circulação de pessoas e equipamentos na área afetada.

O Indea esclarece que não há risco à saúde humana pelo consumo de carne de frango ou ovos, desde que os produtos sejam devidamente inspecionados. O órgão também informa que o foco identificado não compromete a atividade avícola do estado de Mato Grosso, que segue funcionando normalmente sob monitoramento sanitário.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos