Momento de atenção

Espírito Santo entra em alerta para chuvas intensas; veja as 49 cidades em maior risco

De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, enxurradas e descargas elétricas

Chuvas Espírito Santo
Imagem: Fernanda Zandonadi

Todo o Espírito Santo está sob alerta amarelo de chuvas intensas, segundo aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O comunicado começou a valer às 10h desta segunda-feira (15/12) e segue até 10h de quarta-feira (17/12). O grau de severidade é classificado como perigo potencial.

Além disso, diversos municípios capixabas estão sob alerta laranja, considerado mais grave, com grau de severidade de perigo. Nesses locais, o Inmet prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, acompanhada de ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 km/h.

De acordo com o órgão, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, enxurradas e descargas elétricas, especialmente em áreas urbanas e regiões de encosta.

Recomendações à população

Diante do cenário, o Inmet e a Defesa Civil orientam que a população adote medidas preventivas:

  • Evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de queda e de descargas elétricas;
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
  • Em situações de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Municípios em alerta laranja no Espírito Santo:

Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Viana.

A Defesa Civil estadual reforça que a população acompanhe os avisos meteorológicos e permaneça atenta às condições do tempo até o fim do período de instabilidade.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos