Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) publicou, nesta segunda-feira (1º), o Edital de Convocação nº 001/2025, chamando entidades ambientalistas a participar da eleição dos representantes da sociedade civil nos Conselhos Estaduais e Regionais de Meio Ambiente para o biênio 2026/2027. A Assembleia Geral será realizada no dia 03 de fevereiro de 2026, às 9h30, no auditório da Seama, localizado no 18º andar do Edifício Green Tower, em Vitória.
O processo definirá as organizações não governamentais que vão compor o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), os Conselhos Regionais de Meio Ambiente (Conrema I, II, III, IV e V) e o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), reforçando a governança participativa e o protagonismo da sociedade civil na agenda ambiental capixaba.
Para garantir participação, as entidades devem estar regularmente cadastradas no Cadastro Estadual de Entidades Ambientalistas (CEEA/ES). ONG’s que necessitam atualizar documentação ou solicitar cadastramento têm até 19 de dezembro de 2025 para enviar o formulário e documentos obrigatórios via sistema E-Docs, conforme determina a Portaria Seama nº 051-R/2025, anexada abaixo.
O CEEA/ES, instituído pela Lei Estadual nº 5.355/1996, mantém um banco de dados público com as entidades ambientalistas atuantes no Estado. O cadastro é pré-requisito para participação em conselhos ambientais, comitês de bacias hidrográficas e outros espaços de controle social, além de ser gratuito e permitido a organizações com, no mínimo, um ano de constituição.
A medida reforça a importância da articulação entre governo e sociedade civil na construção de políticas ambientais, assegurando representatividade, legalidade e transparência no processo de escolha.
Acesse o Edital de Convocação, a Portaria e o formulário para preenchimento.




