Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

O mercado de ovos registra desaceleração desde o fim da primeira quinzena de novembro, pressionando as cotações e reduzindo a diferença entre os preços dos ovos brancos e vermelhos em várias regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia (Cepea). O movimento é especialmente evidente em Santa Maria de Jetibá (ES), principal polo produtor do País, onde a distância entre os valores caiu quase 30% de outubro para novembro.
Levantamento do Cepea indica que, na parcial de novembro (até o dia 26), o preço médio dos ovos brancos retirados na praça capixaba é de R$ 138,11 por caixa com 30 dúzias, queda de 4% em comparação com outubro. Já os ovos vermelhos registram média de R$ 147,31 por caixa, redução um pouco mais intensa, de 5,8% no mesmo período.
Com isso, a diferença entre os ovos extra branco e vermelho está em 9,2 reais por caixa nesta parcial de novembro, recuo expressivo: 27% a menos que o observado em outubro e 14,4% abaixo do registrado em novembro do ano passado, em termos reais, considerando dados deflacionados pelo IGP-DI de outubro de 2025.
Trata-se da terceira menor diferença mensal da série histórica do Cepea, iniciada em 2019 em Santa Maria de Jetibá. O cenário reforça, segundo analistas, que a demanda mais fraca tem limitado reajustes e aproximado os preços entre as duas categorias.





