Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

A revista Conexão Safra conquistou o primeiro lugar na categoria Impresso do 18º Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC). A reportagem vencedora, intitulada “Uma nova safra: preparando os herdeiros da terra”, é assinada pelas jornalistas Fernanda Zandonadi e Rosimeri Ronquetti.
A matéria aborda o desafio da sucessão familiar no campo, mostrando como cooperativas capixabas estão incentivando crianças e jovens a permanecerem na atividade rural. Com exemplos como o Clube da Bezerra, da Nater Coop, e o Programa Herdeiros do Campo, da Cooabriel, a reportagem destaca histórias de famílias que cultivam o amor pela terra desde cedo e investem na formação das novas gerações para garantir o futuro do agronegócio e das comunidades rurais.
“É uma alegria imensa ver o trabalho da equipe reconhecido em um prêmio tão importante para o jornalismo capixaba. A Conexão Safra tem se dedicado a valorizar o cooperativismo e a sucessão familiar no campo, temas essenciais para o futuro do agro”, conta Kátia Quedevez, editora da revista.
O Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba, promovido pelo Sistema OCB/ES desde 2007, reconhece a importância da imprensa na divulgação do cooperativismo e estimula a produção de trabalhos jornalísticos de qualidade sobre o tema. A premiação é uma oportunidade para destacar a relevância do cooperativismo para a sociedade e para homenagear os profissionais de comunicação que contribuem para a disseminação desse modelo de negócio.
A Conexão Safra já foi premiada em outras oportunidades no PJC. Em 2024, foi campeã na categoria Impresso, com a reportagem Cooperativas inovam e impulsionam o agronegócio brasileiro. Já recebeu também prêmios nacionais e internacionais, como o 5º Prêmio Alltech de Jornalismo, com a reportagem “Café commodity x especial: vale a pena investir?”, do jornalista Leandro Fidelis, e o prêmio nacional de texto do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo 2023, com a reportagem “Pimenta rosa capixaba conquista o mundo e pode ganhar Indicação Geográfica”, dos jornalistas Fernanda Zandonadi e Leandro Fidelis. Na mesma ocasião, a revista recebeu o prêmio estadual com a reportagem “Lavoura, pecuária e floresta: integração que dá certo“, da jornalista Rosimeri Ronquetti.





