Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Apesar das chuvas nas principais regiões produtoras acompanhadas pelo Cepea, a oferta de mandioca continuou limitada na última semana. Muitos agricultores que possuem raízes de primeiro ciclo consideram a rentabilidade da matéria-prima comprometida e reduzem o ritmo de comercialização.
Com a disponibilidade abaixo do esperado, os preços seguiram em alta. O levantamento do Centro de Pesquisas indica que a tonelada posta fecularia registrou média nominal de R$ 569,56 (R$ 0,9905 por grama de amido). O valor representa aumento de 1% em relação à semana anterior e alta acumulada de 5% nas últimas quatro semanas. Mesmo assim, o Cepea aponta queda real de 11,3% frente ao mesmo período de 2024, após deflacionamento pelo IGP-DI.
Mercado de derivados mostra movimento distinto
Entre os derivados, o mercado de fécula manteve boa movimentação, embora com menor volume de negócios efetivos. Já no setor de farinha, os compradores reduziram o ritmo das aquisições. Após recompor os estoques, eles passaram a atuar com mais cautela, o que diminuiu a quantidade comercializada junto a atacadistas e varejistas.
De acordo com analistas do Cepea, o cenário ainda reflete ajustes entre oferta e demanda. Assim, produtores avaliam cuidadosamente o momento de venda, enquanto indústrias monitoram os custos e a disponibilidade de matéria-prima.





