Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Fiscalização otimizada por meio de inteligência artificial generativa (Crea-SC), inteligência artificial e banco de dados para aperfeiçoar as rotinas, processos e trabalhos internos do Regional (Crea-MG), e containers modulares que podem ser montados e desmontados a depender de onde houver demandas de obras e, assim, dar vida ao Crea Móvel (Crea-MG). Essas ideias foram as finalistas do Prêmio de Inovação do projeto Confea X. O anúncio do projeto vencedor inaugurou a programação do Estande Confea/Crea-ES na ExpoSoea no início da tarde desta terça-feira (7/10).
De acordo com a consultora de inovação do Confea, Ana Krüger, o prêmio faz parte da jornada Confea-X, que estimulou inovação em todos os Creas. “A ideia era resolver antigos problemas com novos formatos de solução, com resultados que transbordem o Sistema Confea/Crea. Isso é muito novidade para o setor público. O objetivo é simplificar para errar mais rápido e mais barato”, disse.
“Criamos essa marca para rever a forma de pensar o Sistema, para que as pessoas possam propor caminhos e solução para o Sistema Confea/Crea, por meio da hackathon e workshops, na contrução de um novo ecossistema”, explicou Vinicius Marchese, presidente do Confea. Em seguida, Marchese anunciou que o primeiro lugar ficou para o projeto do Crea-SC.
O DataFiscaliza, projeto do Crea-SC, usa dados de fontes confiáveis e atuais, que gera para o fiscal respostas seguras, explicou o gerente adjunto de Fiscalização do Regional catarinense, Sandro Marcus Ernst. “Usamos IA generativa e treinamos machine learning”, disse. Com a ferramenta, a fiscalização deu um salto de 170% em relação a 2023.
Em segundo lugar, ficou a plataforma, também de inteligência artificial, do Crea-GO, que tem diversas funções voltadas para a otimização dos processos internos, além de chatbot. O tempo de atendimento aos profissionais foi reduzido em 90% a partir do uso do chatbot. A plataforma foi apresentada pela analista de Engenharia Civil Letícia Dafico e pelo analista de Tecnologia da Informação Mateus Santos, ambos do Crea-MG.
O Crea Modular, projeto pelo Crea-MG, ficou em terceiro lugar. Estado com o maior número de municípios do Brasil (853), o Crea não conseguia oferecer estrutura física para todos os profissionais. “Perdíamos oportunidade de interação com nossos clientes, e networking”, explicou a gerente do Departamento de Planejamento, Gestão e Inovação do Crea-MG, Marcella Araújo. “Minas está com muita obra em lugares que o Crea não consegue estar presente. Faltam base fixa local, perdemos capilaridade. Sem ver o Crea, o profissional não tem incentivo pra pagar o Crea”. A solução é uma unidade móvel do Crea, feita com container, uma estrutura modular climatizada, uma possibilidade real de trabalho, com conforto. “A pessoa pode ficar ali o dia inteiro”, garante Marcella. A estrutura fica pronta em 40 dias e uma unidade custa R$ 226 mil por doze meses.
Estande do Confea/Crea-ES!
O Prêmio Trilha foi só a inauguração do Estande Confea/Crea-ES! Diversas atividades tomaram conta do espaço de destaque da ExpoSoea, entre painéis, consultorias e lançamento de cartilha. No estande também foi promovida ação do Sicoob de degustação gratuita do café Seleção do Mário, 100% Arábica, completamente capixaba, da região do Alto Caxixe.
Entre os painéis realizados estiveram o “Engenharia do cuidado: inclusão e felicidade”, com participação de Cleiton Lourenço de Oliveira, professor da Universidade Federal de Lavras, que falou sobre hidroterapia como ferramenta de inclusão social, e do conselheiro do Crea-AL e felicitador Nelson Oliveira, com o tema “Engenharia da felicidade”. Destaque também para o lançamento da cartilha Concreteiras, preparada pelas Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil dos Creas de todo o país.
Nesta quinta-feira (9/10), a bandeira da Soea foi transmitida do Crea-ES para o Crea-SE, próximo anfitrião da Semana.




