Avicultura

Produção de ovos bate recorde histórico em maio

Brasil produziu 1,03 bilhão de dúzias de ovos no 2º trimestre de 2025, alta de 7,2% sobre 2024, segundo IBGE e Cepea

A explicação para a disparada de preços é porque, com menos ovos disponíveis no mercado e um aumento na compra, os preços sobem naturalmente
Foto: Freepik/divulgação

A produção brasileira de ovos para consumo voltou a crescer no segundo trimestre de 2025 e renovou, em maio, o recorde mensal da série histórica do IBGE, iniciada em 2012. Entre abril e junho, o País produziu 1,03 bilhão de dúzias, volume 3,2% superior ao do trimestre anterior e 7,2% acima do registrado no mesmo período de 2024.

O destaque foi o mês de maio, quando o setor alcançou novo recorde de produção, com 349,5 milhões de dúzias, um aumento de 7% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Apesar da maior oferta, os preços internos não recuaram de forma significativa. Segundo levantamento do Cepea, o bom desempenho das exportações ajudou a equilibrar o mercado ao reduzir a disponibilidade doméstica. Entre abril e junho, a caixa com 30 dúzias do ovo tipo extra branco, negociada em Bastos (SP), registrou queda de 4,3% em relação ao trimestre anterior. Já o ovo vermelho teve retração de 6% na mesma praça.

Os dados reforçam a relevância do setor, que segue em expansão, sustentado tanto pela demanda interna quanto pela crescente presença do produto brasileiro no mercado externo.

 

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos