Produção

VBP agropecuário do Espírito Santo atinge R$ 31,2 bilhões em 2024

Café responde por mais da metade do VBP capixaba em 2024, segundo Boletim da Conjuntura Agropecuária do Incaper

O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Espírito Santo alcançou R$ 31,2 bilhões em 2024, segundo a nova edição do Boletim da Conjuntura Agropecuária Capixaba (v.11, n.1 – jan./jun. 2025), lançada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A cafeicultura manteve a liderança no campo capixaba, respondendo por 52,7% do VBP, impulsionada pela valorização dos preços e pelo aumento da produção. Culturas como pimenta-do-reino e cacau também registraram ganhos expressivos. Já produtos como mamão e maracujá enfrentaram retração no período.

O boletim é produzido a partir de dados consolidados na Reunião Estadual das Estatísticas Agropecuárias (REAGRO-ES), coordenada pelo IBGE, e complementado por pesquisas do Incaper e de outras instituições. Com periodicidade semestral, a publicação é voltada a produtores, técnicos, gestores públicos e demais interessados no setor, servindo como ferramenta estratégica para planejamento, tomada de decisão e formulação de políticas públicas.

O conteúdo completo está disponível gratuitamente no portal da Editora Incaper, clicando aqui.