Mercado pesqueiro

Preço da tilápia cai em julho com consumo fraco e estoques altos

Tilápia registra novas quedas de preço em julho devido ao consumo reduzido, estoques elevados e incertezas sobre importações do Vietnã

Foto: ilustrativa

As cotações da tilápia voltaram a cair em julho, segundo levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A queda foi impulsionada pela demanda enfraquecida, típica do inverno, quando o consumo de pescado diminui, e pelos estoques elevados nas indústrias, que reduziram o ritmo de negociações.

Outro fator que gera apreensão no setor é a possível importação de tilápia do Vietnã e seu impacto no mercado interno. No cenário externo, após três meses de retração, as exportações brasileiras de tilápia cresceram em julho, embora o volume ainda seja inferior ao registrado no mesmo mês de 2024.

Pesquisadores do Cepea destacam que, apesar da baixa participação da tilápia nas exportações totais do país, o aumento dos embarques pode indicar uma estratégia das indústrias para vender antes da aplicação das novas taxações impostas pelos Estados Unidos, principal destino do pescado brasileiro.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos