Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, calculado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), avançou expressivos 6,49% no primeiro trimestre de 2025.
Segundo pesquisadores do Cepea/CNA, esse excelente desempenho é uma continuidade da tendência observada no quarto trimestre de 2024, quando a elevação do PIB foi suficiente para reverter a queda que vinha sendo registrada até o terceiro trimestre daquele ano.
Quando considerado o desempenho geral da economia brasileira até o momento, o PIB do agronegócio pode representar 29,4% do PIB do Brasil em 2025, aumento considerável em relação aos 23,5% observados em 2024.
Pesquisadores do Cepea indicam que o forte avanço do PIB do agronegócio no primeiro trimestre deste ano foi influenciado sobretudo pela alta dos preços, com destaques para o segmento dentro da porteira, seja a agricultura ou a pecuária. Além disso, o impulso ao PIB também veio do aumento na produção em várias atividades, tanto de base agrícola quanto pecuária – neste caso, a única exceção foi o segmento de insumos, que apresentou retração do PIB.
Pela perspectiva dos ramos do agronegócio, se consideradas apenas as atividades do ramo agrícola, o PIB do setor cresceu 5,59%; ao considerar apenas as do ramo pecuário, o crescimento foi de significativos 8,5%.




