Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Durante a Semana do Meio Ambiente, foi inaugurado o Jardim Sensorial do Ifes Campus Santa Teresa. A obra, financiada pela Fapes com contrapartida do campus, foi idealizada pelo NEAA e construída com o objetivo de oferecer um espaço destinado à interação da comunidade escolar com diversas espécies vegetais voltadas ao estímulo dos cinco sentidos: visão, tato, olfato, paladar e audição.
O plantio das mudas contou com a participação dos estudantes do curso de Agronomia e com monitores dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Técnico em Meio Ambiente.
Por meio do Jardim Sensorial, a comunidade pode interagir com diferentes texturas, aromas, cores, sabores e formas das espécies vegetais, estimulando a visão, o tato, o olfato, o paladar e, em alguns momentos, a audição. Essa interação permite uma conexão mais profunda com a natureza, momentos de relaxamento e contemplação, além de práticas pedagógicas interdisciplinares voltadas à educação ambiental.
A conexão sensorial com a natureza comprovadamente ajuda a reduzir níveis de estresse e ansiedade, contribuindo para o bem-estar emocional e a saúde mental de toda a comunidade acadêmica, promovendo um ambiente propício para o aprendizado. Por isso, além de integrar parte das ações de Educação Ambiental do campus, o jardim representa uma abordagem inovadora para uma educação inclusiva e de qualidade, contribuindo para as práticas pedagógicas realizadas pelo NAPNE.
Em breve, será construída uma rampa ao lado da escada (em frente ao Ficus), garantindo a acessibilidade.




