Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

As precipitações registradas neste final de abril em praticamente todas as regiões produtoras de café arábica têm se mostrado benéficas para o desenvolvimento final dos grãos da safra 2025/26. Além disso, o volume de chuva tem contribuído para a melhoria das condições dos cafezais visando a temporada 2026/27, conforme apontam pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
De acordo com o Centro de Pesquisas, embora ainda seja prematuro tecer previsões sobre a safra 2026/27, as temperaturas amenas e a maior umidade observadas neste início de outono são consideradas cruciais para as plantas, especialmente as de sequeiro. A expectativa é que a florada para esta temporada ocorra a partir de setembro de 2025.
No campo, agentes consultados pelo Cepea relatam casos isolados de produtores de arábica realizando a catação em áreas mais precoces, a exemplo da região de Franca, em São Paulo. Contudo, a colheita ainda não teve início na maioria das praças produtoras. A maturação dos grãos se mostra irregular, e persiste a preocupação em relação à qualidade da safra 2025/26 e à bebida, diante dos impactos climáticos registrados ao longo do desenvolvimento da produção.




