Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Cotações
Confira as cotações do café, boi e hortifruti de 28 de novembro

A caixa do tomate salada no atacado registrou um aumento de cerca de 30% na última semana nos principais mercados vendedores. A alta nas cotações é resultado da desaceleração da safra de verão. O calor intenso no início do ano, especialmente em fevereiro, acelerou a maturação dos frutos, antecipando a colheita em regiões produtoras como Venda Nova do Imigrante (ES) e Caçador (SC).
A oferta reduzida, principalmente em Santa Catarina, que já está com a safra adiantada, contribui para o aumento dos preços. Em Itapeva (SP), a produtividade do último ciclo de colheita deve diminuir em até 20% devido ao calor e às chuvas, que favoreceram a incidência de bactérias.
A oferta também diminuiu em Carmópolis de Minas (MG), que abastece o atacado de Campinas, devido a problemas de doenças de solo e mosca-branca, causados pelas chuvas e altas temperaturas.
Em contrapartida, a colheita da segunda parte da safra em Reserva (PR) deve começar em cerca de 20 dias, e Nova Friburgo (RJ) já iniciou a colheita de novas lavouras, o que pode aumentar a oferta no mercado em abril.





