Previsão do tempo

Massas de ar frio chegam em março e prometem aliviar calorão

Devido ao fenômeno La Niña, o frio chega mais cedo em 2024, já em março, com massas de ar que prometem aliviar o calorão

Devido ao fenômeno La Niña, o frio chega mais cedo em 2024, já em março, com massas de ar que prometem aliviar o calorão
Foto: divulgação/CNC

Após um verão de calor intenso, os amantes do frio podem comemorar: as temperaturas começam a cair já na segunda quinzena de março, antecipando a chegada do outono em parte do Brasil. Além disso, a transição da La Niña para a neutralidade, promete um inverno mais rigoroso e agradável em comparação aos últimos anos.

Segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do canal Clima Terra, a percepção do frio será mais intensa este ano, com a chegada de massas de ar frio mais cedo do que em 2024. A expectativa é que a segunda quinzena de março já traga um alívio significativo do calor, com a possibilidade de uma ou duas massas frias mais intensas.

“Tudo indica que, este ano, a percepção do frio vai ser melhor, as entradas de massas frias chegarão mais cedo, inclusive na segunda quinzena de março poderemos ter uma ou duas massas frias mais significativas, que pode trazer um alívio. Acredito que a maior parte da população vai adorar quando chegar a segunda quinzena de março”, explicou, em seu canal no YouTube.

Frio em março e La Niña

A La Niña é um fenômeno climático natural que se caracteriza pelo resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. Esse resfriamento causa uma série de mudanças nos padrões de temperatura e precipitação em diversas regiões do planeta, incluindo o Brasil.

Principais características da La Niña:

  • Resfriamento das águas do Pacífico: A principal característica da La Niña é a diminuição da temperatura da superfície da água no Oceano Pacífico.
  • Alteração dos ventos alísios: Os ventos alísios, que sopram de leste para oeste na região equatorial, se intensificam durante a La Niña.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos