Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A onda de calor que já atua no Sul do Brasil se prolonga por mais alguns dias, finalizando no Rio Grande do Sul e em áreas do oeste de Santa Catarina e do Paraná, na quarta-feira (12). Entretanto, neste mesmo período e se estendendo até a próxima terça-feira (18), ocorrerá uma nova onda de calor atuando, influenciando os Estados do Sudeste e do Nordeste.
A onda de calor no Sudeste e no Nordeste está sendo prevista para o período de 12 a 18 de fevereiro de 2025 e poderá causar calor em torno de 40 °C em áreas do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, no noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco–BA e na região de sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí.

Onda de calor – de 12 a 18 de fevereiro de 2025. Fonte: Climatempo
Pico de calor
Não entram na classificação de onda de calor, além da cidade de São Paulo, capitais como Florianópolis, Curitiba, Brasília e Salvador, mas, todas terão uma semana com temperaturas elevadas com cerca de 3 a 5 °C acima da média climatológica prevista para fevereiro. Dentro da classificação de onda de calor, temos toda a área do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira (entre SP e MG), o litoral norte paulista, região da Zona da Mata Mineira, áreas do centro-norte e leste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, todo o estado do Rio de Janeiro, o centro-sul do Espírito Santo, incluindo Vitória e parte do centro-norte da Bahia, leste do Piauí e interior do Pernambuco – estas áreas terão o calor mais intenso e com temperaturas que podem ficar de 5 a 7 °C acima da média.
Possibilidade para recordes
Todas as capitais do Sudeste com chance alta de recordes de calor para o ano de 2025 e até para o verão 24/25 ao longo da semana. São Paulo e Rio de Janeiro com possibilidade na quarta e na quinta-feira, 13. Belo Horizonte e Vitória, com possibilidade para novos recordes entre quinta e sexta-feira, 14/02. A Climatempo prevê máximas em torno de 34 a 35 °C para Belo Horizonte e São Paulo, calorão de 36/37 °C em Vitória e variando em torno de 38/39 °C até o final da semana na cidade do Rio de Janeiro.
Recordes anteriores:
São Paulo: 33,9 °C – 22/01 – (recorde de calor para 2025 e para o verão 24/25)
Rio de Janeiro: 38,7 °C – 20 e 21/01 – (recorde de calor para 2025 e para o verão 24/25)
Vitória: 36,2 °C – 21/01 – (recorde de calor para 2025 e para o verão 24/25)
Belo Horizonte: 34,4 °C – 21/01- (recorde de calor para 2025 e para o verão 24/25)
Com bastante umidade ainda presente no país, teremos a condição de algumas pancadas mais isoladas, principalmente no Sudeste e em Goiás ao longo dos próximos dias, devido à combinação de calor e umidade. A maior parte do sertão e interior do Nordeste deve seguir com tempo mais seco e pouca chuva no leste e sul da Bahia.
É importante ao longo deste período se manter hidratado, evitar a prática de atividades físicas ao ar livre e fazer o uso do filtro solar!




