Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro

Cafés conilons orgânicos colhidos em Muqui, no Sul do Estado, serão os únicos representantes do Brasil na Biofach 2025. Principal feira de orgânicos do mundo, o evento acontece entre os dias 11 e 14 de fevereiro em Nuremberg, na Alemanha.
Produzidos por um grupo de 10 cooperados da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), os cafés foram selecionados por meio de chamamento público do Ministério do Desenvolvimento Agrário, realizado no final de 2024. Essa é a primeira vez que a Cafesul vai participar da Biofach.
“Para nós é muito importante participar da feira. A Biofach será uma vitrine para os nossos cafés em nível internacional. Uma oportunidade de mostrar e comercializar o nosso produto com mais compradores da Europa. Se temos mais clientes comprando o café dos nossos cooperados, isso significa cada vez mais recursos para nossa região“, disse José Claudio de Oliveira Carvalho, diretor vice presidente da Cafesul que vai representar a cooperativa na Alemanha.
Além de expor os cafés do Espírito Santo no estande do Brasil durante a Biofach, um chefe de cozinha internacional vai preparar uma sobremesa a base de café, que será servida aos participantes, com os grãos da cooperativa.
A participação da Cafesul na feira recebe apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) nacional.
A Biofach
O Brasil participa da Biofach desde 2016. Na última edição, realizada entre 13 e 16 de fevereiro de 2024, foram gerados quase US$ 17 milhões em negócios, entre vendas imediatas e esperadas para os 12 meses seguintes à feira. Na ocasião, a delegação brasileira no evento contou com 21 empresas somando-se a mais de 2.500 expositores de 94 países.





