Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) implementou mais uma funcionalidade no sistema Iema Digital. A partir de agora, os requerimentos de ampliação de licenças podem ser realizados diretamente na plataforma on-line, eliminando a necessidade de envio em formato físico, como era feito até então.
Em operação desde 1º de fevereiro de 2023, o Iema Digital permite realizar requerimentos de Dispensa de Licenciamento Ambiental, Licenciamento Simplificado e Licenciamento Ordinário. Desde a implementação, as análises técnicas, aprovações e emissões de licenças passaram a ser realizadas de forma digital, reduzindo prazos e facilitando a comunicação entre o órgão, os cidadãos e as empresas.
No final de 2024, o sistema já havia aderido módulos para retificação de licenças e reenquadramento. O diretor-presidente do Iema, Mario Louzada, explica como essa digitalização do sistema surge para facilitar o contato com empreendedores.
“O Iema Digital traz maior eficiência aos processos, reduzindo o tempo para emissão das licenças simplificadas e dispensas de licenciamentos. Prevemos ainda mais avanços na gestão ambiental do Estado”, destacou Mário Louzada.
Além de agilizar os trâmites, o sistema proporciona padronização e transparência, permitindo o acompanhamento completo dos processos de licenciamento, como Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC) e Licença Ambiental Única (LAU). O Licenciamento Ambiental visa assegurar a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental no País.




